26 de junho de 2023

a Lei do Restauro da Natureza





A União Europeia está a avançar com a Lei do Restauro da Natureza que é o segundo grande pacote legislativo da União Europeia sobre a biodiversidade em 30 anos – após a Directiva Habitats em 1992 –, sendo a primeira inteiramente dedicada ao restauro ecológico. 

A Lei vem responder ao declínio alarmante da Natureza por toda a Europa, com mais de 80% dos seus habitats em mau estado de conservação e 70% do solo europeu não saudável. 

A Lei do Restauro da Natureza é um pacote legislativo da União Europeia sobre a biodiversidade ecológica. A proposta de Lei de Restauro da Natureza, para reparar os danos causados à natureza europeia até 2050, é um passo crucial para evitar o desaparecimento dos ecossistemas e prevenir piores consequências das alterações climáticas e de perda de biodiversidade. A proposta da Lei do Restauro da Natureza ficou pronta em Junho de 2022.


A aprovação da legislação tem estado em causa no Parlamento Europeu, após os votos contra nas comissões da Agricultura e das Pescas. Apesar disso, na semana passada, a Comissão do Ambiente (principal responsável pela proposta) não a rejeitou, com um voto que dividiu os eurodeputados completamente a meio. Devido à quantidade de emendas propostas, o voto final dessa comissão foi adiado para 27 de junho, sendo que só depois avança para o plenário.

A lei ganhou agora um novo fôlego, com a aprovação dos ministros do ambiente da UE. No entanto, muito mudou tendo em conta a proposta original e, mesmo assim, a Suécia, a Finlândia, a Polónia, os Países Baixos e a Itália não votaram a favor. Já a Áustria, apesar de ter recebido positivamente o texto acordado, não votou a favor por falta de apoio regional.


vamos a ver, entre avanços e recuos, até onde vai a falta de vergonha dos governantes, tecnocratas e políticos! 



Fontes/Links:

https://www.agroportal.pt/restauro-de-habitats-naturais-avanca-apesar-de-toda-a-polemica/

https://pt.euronews.com/my-europe/2023/06/14/lei-da-recuperacao-da-natureza-gera-dura-batalha-no-parlamento-europeu

https://www.europarl.europa.eu/committees/pt/envi/home/highlights

https://www.agroportal.pt/12-ongs-portuguesas-pedem-ao-ministro-do-ambiente-e-da-acao-climatica-apoio-a-criacao-e-implementacao-de-uma-lei-do-restauro-da-natureza/

ΦΦΦ