17 de abril de 2025

Prazo para limpeza de terrenos rústicos alargado até 31 de maio


O Governo decidiu alargar até 31 de maio de 2025 o prazo para limpeza de terrenos rústicos. O apelo já tinha sido feito por várias associações, nomeadamente por causa das condições meteorológicas adversas das últimas semanas.


De acordo com o novo despacho, que revoga o Despacho n.º 4792-A/2024, de 30 de abril, a decisão tem como fundamento a precipitação persistente e os elevados níveis de humidade no solo, que têm dificultado as intervenções no terreno, justifica o Executivo. 


A estas condições juntam-se os efeitos das tempestades recentes que afetaram várias regiões do país, provocando a queda de árvores e a consequente acumulação de material lenhoso, o que agrava o risco de incêndio rural.


Com esta prorrogação, o Executivo pretende assegurar a eficácia das ações de prevenção, bem como reforçar a proteção de pessoas, bens e ecossistemas, numa altura em que se intensifica a preparação para a época de fogos florestais.



Fontes/Links:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/limpeza-dos-terrenos-rusticos-alargado-ate-31-de-maio_a1648395

https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2025/04/17/69284-limpeza-de-terrenos-governo-alarga-prazo-ate-31-de-maio

ΦΦΦ 

14 de abril de 2025

É tempo de limpeza de terrenos ...




Até ao final do mês, a GNR tem em Curso a Operação Floresta Segura, sinalizando os terrenos que não respeitam a lei da limpeza da floresta. 


Os militares da GNR andam no terreno a sinalizar os terrenos que não estão limpos e, a partir de maio, os respetivos proprietários serão multados. 


O perigo em caso de incêndio reduz significativamente quanto mais longe estiver a floresta das aldeias. Em alguns casos, a sensibilização já deu frutos. Depois da abordagem dos militares da GNR, alguns proprietários decidiram agir. 


Mas limpar os terrenos implica gestão dos sobrantes. Ou seja, o que fazer depois de cortar o mato. A solução passa quase sempre pelas queimas e queimadas, muitas delas acabam em incêndios florestais.  


Só em Viseu, este ano, já se registaram mais de 30 incêndios, sendo que 70% tiveram com origem nas queimas. 



Data: 10-04-2025


Fontes/Links:

https://www.gnr.pt/Cons_NA_Defesa_Floresta_Contra_incencios.aspx

https://sicnoticias.pt/pais/2025-04-10-video-gnr-fiscaliza-limpeza-de-terrenos-ate-ao-final-do-mes-a-partir-de-maio-arrancam-as-multas-a591a376

https://www.sgifr.gov.pt/operacao-floresta-segura

ΦΦΦ