Os Acessos à Aldeia do Vaqueirinho


 O melhor acesso à Aldeia do Vaqueirinho faz-se pela EN 236 (sentido Lousã – Castanheira de Pera) desviando-se, ao Km 24, em direção ao Catarredor e Vaqueirinho (acessos asfaltados).





Alternativas

A estrada das Hortas (também conhecida por estrada florestal de Cacilhas) – com acesso não asfaltado a partir da Aldeia do Chiqueiro – e seguindo pela estrada da Ribeira da Vergada até à Aldeia do Vaqueirinho.

 

A estrada das Hortas e a estrada ou caminho da Ribeira da Vergada perdurou como o acesso mais direto à Aldeia do Vaqueirinho, para quem vinha da Lousã, durante muitos anos.

 

Presentemente, e depois de a CM Lousã ter procedido (nos finais de 2013) ao alcatroamento da estrada das Hortas, segue-se da Lousã até à casa do Guarda Florestal (das Hortas) e, daí até à estrada de acesso às Aldeias do Casal Novo e Talasnal, Vaqueirinho e Catarredor, completando o todo o percurso em estrada alcatroada até à EN 236; 

O acesso mais seguro da Vila da Lousã até à Aldeia do Vaqueirinho, continua a ser aquele feito via EN 236 (Lousã – Castanheira de Pera, Km 26 em piso alcatroado e de aí até ao Catarredor e Vaqueirinho).


Anteriormente, os mais afoitos, subiam pela florestal, sempre por estrada ou caminhos não pavimentados, passando o Chiqueiro e até ao desvio para o Vaqueirinho, via caminho – estrada da Vergada, que à data estava devidamente assinalado…

 





Hoje, já nem isso.

 

Os visitantes percorrem a estrada alcatroada e fazem o percurso Cacilhas, casa do Guarda Florestal das Hortas e, viram à esquerda passando pelo Casal Novo, Talasnal, Vaqueirinho e Catarredor, ou alternativamente, depois de passarem a casa do Guarda Florestal das Hortas, seguem frente até ao Chiqueiro. A partir daí é piso não alcatroado até à Catraia da Tia Joaquina, onde a estrada se encontra com a EN 236.   


A estrada ou caminho da Ribeira da Vergada, tem ainda a particularidade de percorrer, em toda a sua extensão, um ligeiro declive descendente na direção da Aldeia do Vaqueirinho, o que sempre facilitou e permitiu que água da sua mina principal alimentasse o tanque, que outrora se situava no topo da Aldeia e que servia às regas e abastecimento de água ao povoado (assinalado a amarelo no mapa seguinte).



Mais recentemente, a água desta mina passou a alimentar não só a aldeia do Vaqueirinho e o tanque dos helicópteros, estando ainda a ser canalizada para outros destinos (Talasnal?). 

A estrada ou caminho da Ribeira da Vergada permite ainda o acesso a um dos Soutos de castanheiros a que os locais recorriam para a apanha de castanhas já nas proximidades da ponte que atravessa a Ribeira da Vergada .


1st version:

18/12/2022


last update:

05.11.2023

tbc (to be completed)

ΦΦΦ 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!