Nesta Página incluímos referências à nossa Visão para a Aldeia do Vaqueirinho e aos Projetos que ambicionamos poder vir a empreender no futuro...
Num contexto que em que, iniciativas como a criação da Rede das Aldeias do Xisto, apadrinhada pela Câmara Municipal da Lousã, não incluíram, as aldeias habitadas do Vaqueirinho e do Catarredor, que detêm apenas o estatuto de aldeias serranas, afigura-se-nos, que faz todo o sentido podermos agarrar a oportunidade e….
- ponderando o que de menos positivo foi feito nas recuperações já efetuadas em Aldeias como o Candal, o Talasnal e o Chiqueiro;
- desenvolver e aprimorar um modelo de reabilitação da Aldeia;
- nele incluindo o perímetro do Casal do Vaqueirinho com o acervo de terrenos (outrora agrícolas), de olivais, de soutos e as suas calçadas, cercas e muros, caminhos e terrenos baldios que se estendem pela Relva do Vaqueirinho, a Lomba do Vaqueirinho, o Souto do Bracejal, o Carvalho da Cova, e indo até ao Cimo do Vale da Carvalha e até lá abaixo, ao moinho da Aldeia na Ribeira do Catarredor;
- que lhe confira uma dimensão sustentável, social e economicamente;
- que permita a fixação de novos residentes e habitantes;
nos nossos Blogs, procuramos deixar testemunho da atividade e as iniciativas da nossa Associação, desde o seu início até ao presente:
👉 Vaqueirinho, Serra da Lousã, Portugal
e
O tempo já decorrido desde a constituição da nossa Associação, permite-nos desde logo constatar o fenómeno do envelhecimento da população residente e as dificuldades observadas na fixação de novos residentes.
Estas dificuldades têm a ver com a manifesta desadequação dos meios e das condições de vida que permitam perspetivar um futuro, a quem por aqui se fixou ou tente fixar.
É a este estado de coisas (a que não é alheio o voto de esquecimento perpetuado pelas autoridades locais) que importa atender, envidando esforços para mitigar o problema do acentuado despovoamento na serra da Lousã e contrariar este status quo.
E para isso, o caminho será o de prosseguirmos na concretização dos diversos projetos que temos em carteira, por forma a transformar a Aldeia num local mais sustentável, aberto e convidativo a experiências e vivências, aprazíveis e, porque não, memoráveis até.
Incluímos aqui um leque ambicioso, que contempla, nomeadamente:
- - Projeto de Requalificação de Habitações na ARU;
(fixação de novos residentes e habitantes);
- - Projeto de Requalificação da Eira como Espaço Privilegiado de convívio da Aldeia;
- - Projeto de instalação de infraestruturas de saneamento de básico da Aldeia;
- - Projeto de reforço da cobertura do sistema da Rede de Pontos de Água;
- - Projeto de Requalificação das Escadarias Centrais da Aldeia;
- - Projeto de Consolidação e escoramento de Património Edificado em risco de ruir;
- - Projeto de Requalificação de Fachadas e outro Património Edificado da Aldeia;
- - Projeto de reforço da capacidade armazenamento de água da Aldeia;
- - Projeto de recolha e aproveitamento de águas pluviais;
- - Projeto de Requalificação dos Caminhos e Acessos Pedonais à Aldeia;
- - Projeto de identificação de novo espaço de estacionamento alternativo para Visitantes;
- - Projeto de levantamento e mapeamento, com recurso a tecnologias LIDAR, das calçadas e socalcos na área contígua à Aldeia, com vista ao adequado planeamento dos respetivos trabalhos de recuperação, conservação e manutenção;
ΦΦΦ
Acho bem que tenham uma visão ou ideia sobre a Aldeia e o que pode ser feito para a fazer renascer… boa sorte nesse desafio!
ResponderEliminar