18 de junho de 2022

Aldeias Serranas e Aldeias do Xisto, combater o despovoamento na serra da Lousã


Recordamos aqui  a reportagem feita pela RTP em 2007... 

... que permanece atual, apesar dos 15 anos volvidos e que continua a ser uma vulnerabilidade relevante para este Território.


Reveja e visualize no Link abaixo reproduzido

Pequenas povoações com casas revestidas a xisto, perderam quase todos os seus habitantes na segunda metade do século XX. Os que resistiram, atravessaram em solidão os dias na montanha. O tempo parou. Até outros chegarem e redescobrirem a vida no interior.

 

Estamos no interior da região centro do país, em território serrano, onde a paisagem das encostas é salpicada por manchas de casarios erguidos em xisto, verdadeiros monumentos de uma arquitetura popular ancestral. Só na serra da Lousã contam-se 12 povoações, algumas construídas em socalcos, reservando a escassa planura dos solos à agricultura.

 

Por aqui, como em tantas outras aldeias do país, a vida era áspera e limitada à imperiosa necessidade da subsistência. O que se tirava da terra vendia-se também nas feiras, mas não bastava para matar frio e fome. Na década de setenta, os habitantes que chegaram a ser às centenas, começaram a sonhar a possibilidade de outros confortos, para eles e para os filhos. Aos poucos foram partindo, uns para o estrangeiro, outros migraram para terras do litoral, onde o trabalho tem salário, onde há escolas, hospitais, onde existe um futuro diferente. As aldeias esvaziaram-se de gentes, ficaram as casas à espera de ser ruína.

 

Anos passaram e mais foram passando, a solidão tomou conta dos lugares, como a tia Helena, nascida e criada no Talasnal, recorda na reportagem da RTP. Até que os antigos caminhos voltaram a ser trilhados por quem os soube ver e valorizar.

 

Num decidido combate à desertificação, nasceu no ano 2000 um plano financiado pela União Europeia para requalificar este património histórico e cultural. Recuperaram-se casas, preservando o traçado original, renovaram-se artes e ofícios tradicionais como a tecelagem, fizeram-se hortas biológicas. As aldeias renasceram com o turismo mas também com portugueses e estrangeiros cansados da confusão das cidades e que ali decidiram viver o ano inteiro. Como a alemã Kerstin Thomas, residente da Cerdeira há mais de 25 anos, a artista plástica responsável pela iniciativa anual de arte contemporânea “Elementos à Solta”, encontrou ali uma terra genuína, ideal para criar dois filhos.

 

São estas novas gentes que aquecem a terra da tia Helena, com cheiros a lenha e a pão a sair das chaminés das casas habitadas. É tempo de visitarmos duas destas aldeias do xisto, património cultural e arquitetónico, lugares com memória e tradição que sublinham e projetam a identidade portuguesa.

Link:

https://ensina.rtp.pt/artigo/aldeias-do-xisto-combater-a-desertificacao-na-serra-da-lousa/


FICHA TÉCNICA

TÍTULO: Em Reportagem - " O Regresso à Serra"

TIPOLOGIA: Reportagem

AUTORIA: Jorge Almeida

PRODUÇÃO: RTP

ANO: 2007

Fonte:


https://ensina.rtp.pt/artigo/aldeias-do-xisto-combater-a-desertificacao-na-serra-da-lousa/

***

14 de junho de 2022

A Super Lua de Morango

 

Hoje: A Super Lua de Morango

É já esta noite que vai poder observar mais um espetáculo no céu: uma Super Lua. O fenómeno vai ocorrer às 23:22 horas, momento em que a Lua estará a 357.432,471 km da Terra, o que fará com que pareça maior e mais brilhante. Por norma estes encontram-se a uma distância média de 384.400 km.

 

Como explica o Observatório Astronómico de Lisboa, é possível ver uma Super Lua “sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do Perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do Perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas”. O Perigeu é o ponto da órbita da Lua em que esta se encontra mais próxima da Terra. A sua distância vai variando a cada mês lunar.

 

Fonte:

https://greensavers.sapo.pt/hoje-a-noite-nao-se-esqueca-de-olhar-para-o-ceu-ha-uma-super-lua/

 


June's strawberry Supermoon will light up the sky today

the term supermoon generally refers to a full moon that appears brighter and larger than other moons because it is at its closet orbit to Earth.

 


Se não tem planos para esta terça-feira à noite, não se preocupe: há uma Super Lua para ver nos céus e é a primeira deste ano.

 

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), uma Super Lua significa que "o instante de Lua cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas".

 

A fase de Lua cheia tem início às 11h22 desta terça-feira e, sendo o perigeu o ponto da órbita em que a Lua se encontra mais próxima da Terra, o fenómeno estará mais visível em Portugal por volta das 23h22. É esse o momento em que o satélite natural da Terra estará mais próximo, a uma distância de aproximadamente 357.432 quilómetros.

 

De acordo com o website Space.com, a Super Lua é ligeiramente maior do que uma Lua cheia normal e até 30% mais brilhante. O fenómeno desta terça-feira será uma "lua de morango", tal como apelidam os especialistas norte-americanos. Esta designação é explicada, segundo o mesmo website, pelo facto de o mês de junho ter sido a época de colheita de morangos para as tribos nativas americanas.


Fontes:

https://www.space.com/strawberry-supermoon-full-moon-2022-what-to-expect

 ***

13 de junho de 2022

– AVISO À POPULAÇÃO – PERIGO DE INCÊNDIO RURAL –


 A Câmara Municipal dá-nos conta que:


AVISO À POPULAÇÃO – PERIGO DE INCÊNDIO RURAL – MEDIDAS PREVENTIVAS NIVEL AMARELO DE ALERTA ATÉ DIA 14

 publicado a 9 de junho de 2022


1.         SITUAÇÃO

 De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a continuação de tempo quente e seco para os próximos dias, a prolongar-se previsivelmente até dia 18 de junho, destacando-se:

 − Subida gradual da temperatura até dia 12, persistindo o tempo quente nos dias seguintes, embora com algumas oscilações da temperatura máxima;

 − Instabilidade no interior a partir de amanhã, persistindo pelo menos até dia 14. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada. Possibilidade de trovoada seca e rajadas de vento forte e seco.

   Humidade relativa a diminuir nos próximos dias com fraca recuperação noturna.

 − Vento a predominar do quadrante norte por vezes até 40 km/h no litoral oeste e nas terras altas.

 − Risco de incêndio a nível elevado no Alentejo e muito elevado no interior Norte e Centro e região Sul, sendo de nível máximo em alguns concelhos no Algarve, vale do Tejo e interior Norte e Centro.

 

2.       EFEITOS EXPECTÁVEIS

 Aumento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais em consequência do aumento da temperatura e da baixa humidade relativa do ar.

 

3.       MEDIDAS PREVENTIVAS

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:

     É PROIBIDO fazer QUEIMADAS nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.

 − Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.

 − Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

 − Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

 − Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

 − Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar moto-roçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

 Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC (www.prociv.pt), do IPMA (www.ipma.pt) e do ICNF (www.icnf.pt), ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

 

4.    DETERMINAÇÕES OPERACIONAIS

  A ANEPC determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível AMARELO, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre o período compreendido entre as00:00 horas do dia 10 e as 23:59 do dia 14 de junho, para todos os distritos do continente.

Fonte:

https://cm-lousa.pt/aviso-populacao-perigo-incendio-rural-medidas-preventivas-2/

 ***