29 de abril de 2022

A luta contra as espécies invasoras

 


Os 5 domingos de maio serão dedicados ao arranque de jovens acácias na Mata do Sobral, nas áreas adjacentes às plantações de carvalhos e medronheiros realizadas em 2022.

Inscrições:  https://forms.gle/kjQegTebDDcmzDBU7

Durante o mês de abril conseguimos concluir o descasque das acácias adultas ainda existentes nos 68 hectares da "Área Prioritária para Conservação de Habitats Mata do Sobral Sudeste". Nos três meses anteriores realizámos o corte das principais manchas de jovens acácias que já floriram em 2022 para impedir a disseminação de sementes. Podemos agora dedicar-nos ao arranque de acácias enquanto são suficientemente pequenas para serem removidas manualmente... e não nos faltará trabalho até ao final do ano!

A eliminação destas manchas densas de jovens acácias favorecerá o crescimento das árvores e arbustos de espécies autóctones, permitindo-lhes ganhar vantagem sobre as acácias. Quando a vegetação autóctone for suficientemente densa para fazer sombra às acácias a proliferação destas tornar-se-á muito mais lenta e poderemos finalmente abrandar o nosso ritmo de trabalho. 🙂 Mas neste momento ainda não podemos baixar os braços: agora é o momento para ATUAR.

Junte-se a nós! Quanto mais voluntários participarem mais leve e agradável será a nossa tarefa. Todos os domingos pelas 9h30.

Até breve!

Fonte:https://www.facebook.com/102028991705811/posts/510590594182980/?d=n

֍

27 de abril de 2022

Prazo para limpeza de terrenos florestais termina no sábado

 


Prazo para limpeza de terrenos florestais termina no sábado


por Lusa  27-04-2022 | 11:27 em Nacional, Últimas, Sugeridas, Notícias florestas

 Tempo De Leitura: 2 mins

O prazo para a limpeza dos terrenos florestais para os proprietários, arrendatários e usufrutuários termina no próximo sábado, depois de dois anos em que este período foi prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas.

 

Após uma primeira fase de sensibilização da campanha “Floresta Segura 2022”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) recordou, nas redes sociais, que “os proprietários têm até 30 de abril para fazer a limpeza dos terrenos”, no âmbito da prevenção contra incêndios.

Depois, a GNR irá começar a fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível, nas freguesias identificadas como prioritárias, com elaboração de autos por contraordenação em casos de incumprimento.

 Este ano o Governo identificou 1.001 freguesias prioritárias, menos uma do que em 2021. De acordo com um despacho publicado em março, a fiscalização nestas zonas é realizada entre 01 e 31 de maio, incidindo nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e os aglomerados populacionais, bem como parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários em espaços florestais (numa faixa de 100 metros).

 Para as redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica a fiscalização será feita entre 01 e 30 de junho.

 Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais são obrigados a proceder a esta limpeza, segundo a GNR.

 De acordo com o decreto-lei n.º 82/2021, que define o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais no território continental, as coimas por incumprimento nas infrações qualificadas como “leves” variam entre os 150 e os 1.500 euros, no caso de pessoas singulares, e entre os 500 e os 5.000 euros, no caso de pessoas coletivas.

 No caso das contraordenações qualificadas como “graves”, a coima tem um valor entre os 500 e os 5.000 euros, no caso de pessoas singulares, e entre 2.500 e os 25.000 euros, no caso de pessoas coletivas.

 Perante o incumprimento dos proprietários do prazo para a limpeza de terrenos, as câmaras municipais têm de garantir, posteriormente, a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível, “mediante comunicação e, na falta de resposta em cinco dias, por aviso a afixar no local dos trabalhos”.

 Em 2021, o prazo dado para limpeza dos terrenos estendeu-se até 15 de maio devido à pandemia de covid-19 e às condições climatéricas, e as coimas por incumprimento, fixadas então noutros valores, voltaram a ser “aumentadas para o dobro”, à semelhança do que vinha a acontecer desde 2018. No Orçamento do Estado para este ano foi eliminada a norma que duplicava as coimas.

Fonte:AGROPORTAL

https://www.agroportal.pt/prazo-para-limpeza-de-terrenos-florestais-termina-no-sabado/

 

sobre este assunto, e para mais informação, leia também no nosso Blog:

Associação de Moradores e Proprietários do Vaqueirinho AMPV

https://vaqueirinho1999.blogspot.com/

em Outros Documentos Relevantes

O Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR)

֍

26 de abril de 2022

Serra da Lousã - Imagens recentes

25.04.2022 






***