2 de dezembro de 2022

Alto do Trevim

 








1 de dezembro de 2022

Vaqueirinho






29 de novembro de 2022

O antioxidante medronho

    


O medronheiro é uma das mais comuns espécies de flora autóctone no País e além do potencial para criar a famosa paisagem em mosaico, resistente ao fogo, o seu fruto é um superalimento que está despertar a atenção de muitos no mercado

 

Produz frutos com sabor fresco e doce. O medronheiro ocorre naturalmente em 100% do território nacional, e o seu fruto tem um alto potencial antioxidante, fazendo com que o seu consumo seja benéfico para a saúde do ser humano.

 

Além disso, tem um enorme impacto ambiental positivo na criação e preservação dos solos, criação de biodiversidade e captura de água, porém é desprezado pelos silvicultores e boa parte dos portugueses acredita no mito de que comê-los provoca embriaguez.

 

O autóctone medronho é muito comum no nosso País e, caso os planos dos, cada vez mais numerosos, produtores sejam bem-sucedidos, poderá vir a ter um mercado tão importante quanto o do açaí, um outro fruto e superalimento, que faz furor a nível mundial entre os entusiastas das dietas equilibradas, da saúde e bem-estar.

 

“O medronho é um fruto que vai valorizar muito no futuro próximo. Daqui a 20 anos, será consumido em todo o mundo, embora, provavelmente, com uma escala mais pequena à do açaí”, acredita Rui Lopes, nutricionista, investigador do CiTechCare do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

 (…)

Por:
Jacinto Silva Duro
jacinto.duro@jornaldeleiria.pt