2 de fevereiro de 2023

Fevereiro 2023

 

Fevereiro


Na horta

 

Em Fevereiro, deve cavar, ou lavrar a fundo, os terrenos que estejam livres e em bom estado de enterrar estrumes e adubos fosfatados. Para a sementeira de melões, pimentos e tomateiros, preparar camas quentes.

 

Semear: abóboras, acelgas, alface, alho-francês, beterraba, cebolas, cenouras, coentros, couve-flor serôdia, couve-de-grelos, espargos, ervilhas, espinafres, favas, feijão, malaguetas, melancia, nabiças, nabos serôdios, pimentos, repolho, salsa, tomate, tronchudas.

 

Plantar batata.

 

Podem-se criar todas as hortaliças em viveiros para, na altura adequada, se transplantarem para as hortas.

 

Como neste mês são frequentes as geadas, as plantas devem ser cobertas de noite, com esteiras, giestas, urzes, etc., para não ficarem queimadas.

 

No pomar

 

Iniciar o tratamento das macieiras, pereiras e pessegueiros contra as cochonilhas, ovos de insectos e de ácaros e formas hibernantes de pedrado.

 

Em Fevereiro, proceder à pulverização com calda bordalesa nas nespereiras (contra o pedrado), nos pessegueiros (contra o crivado e a lepra) e noutras fruteiras – laranjeiras, etc. (contra o míldio).

 

No campo

 

Prosseguimento da preparação das terras – lavouras, gradagens, adubações, estrumações, etc. – destinadas às culturas da Primavera.

 

Sacha ou monda nos ervilhais e favais; exterminar as ervas daninhas dos prados ou dos lameiros.

 

Sementeiras de cereais de Inverno e Primavera – aveia, centeio, cevada e trigo.

 

No jardim

 

Execução de caldeiras em volta das árvores e arbustos, onde se lança estrume que não deve ficar em contacto com as plantas (este estrume é coberto com terra na Primavera).

 

Semear: todas as flores anuais, cíclames, chagas, cólios, cosmos, ervilhas-de-cheiro, espargos, gipsófilas, manjericos, sécias, etc.

 

Com os animais

 

Um suplemento de rações com farinha, amendoim, linhaça, etc., deverá ser fornecido às vacas leiteiras.

 

Vacinar os cães contra a raiva.

 

Nos olivais

 

Concluída a colheita das azeitonas, proceda à mobilização do solo, à profundidade de 0,20 a 0,30m, com lavoura ou escarificação razoável para que fique em condições óptimas de armazenar a água da chuva.

 

Continue com a poda. Limpe troncos e pernadas de musgos e líquenes, aplicando-lhes uma calda ferro-cálcica.

 

Instalação de viveiros.

 

Nas matas

 

Semeie ainda matos com giestas, piorno e tojo que são excelentes para camas de gado, adubos verdes, para pastos e para defesa de terrenos inclinados.

 

Nos pinhais, continue o corte de madeiras e a colheita de pinhas.

 

Inicie a resinagem.

 

Nos apiários

 

Dum modo geral, as obreiras iniciam por toda a parte a faina da colheita, pelo que se deve dedicar muita atenção à vida do colmeal.

 

Faltando mel ou pólen, temos de fornecer quaisquer dos substitutos que são: xarope de açúcar, farinhas de centeio e leguminosas comestíveis.



Fontes/Links:

https://www.calendarios.info/actividades-no-campo-ao-longo-do-ano/

https://www.calendarios.info/actividades-agricolas-outras-fevereiro/

 ΦΦΦ

29 de janeiro de 2023

curso gratuito de apicultura sobre maneio e condução das colónias

 


A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal informa que tem inscrições abertas para o curso de Apicultura – Maneio e condução das colónias ao longo do ano. Uma acção de formação de 50 horas, gratuita, em formato e-learning, a realizar-se de 1 de Fevereiro a 2 de Março.

 

O curso de Apicultura “promove a aquisição de conhecimentos e competências com a finalidade de capacitar os formandos com conhecimentos e competências no uso de técnicas e ferramentas sobre fundamentos das apicultura, optimizando a instalação de apiários”, explica a CAP.

 

Esta formação destina-se a agricultores, trabalhadores agrícolas e outros interessados nesta temática, e tem como objectivos organizar e executar tarefas relativas à produção, protecção, manutenção e exploração de colónias de abelhas no espaço rural, de forma a garantir a gestão sustentada do mesmo, através de técnicas e procedimentos adequados e respeitando as normas de qualidade dos produtos, de segurança, higiene e saúde no trabalho apícola, da legislação aplicável à actividade apícola e de protecção do ambiente.

 

Os formandos terão de ter pelo menos 18 anos e como escolaridade mínima o 9º ano, deter conhecimentos informáticos na óptica do utilizador (processamento de texto, navegação, pesquisa na web e correio electrónico); acesso a um dispositivo informático (computador), com Internet de banda larga e ligação compatível com as plataformas de formação à distância Moodle e Zoom.

 

Saiba mais sobre o curso e faça a sua pré-inscrição aqui:

https://www.cap.pt/servicos/formacao/elearning/apicultura

 

 

Fontes/Links:

https://agriculturaemar.com/cap-tem-curso-gratuito-de-apicultura-sobre-maneio-e-conducao-das-colonias/


ΦΦΦ