30 de setembro de 2022

Aldeia Segura Pessoas Seguras


nas nossas atividades de pesquisa de notícias sobre a Lousã (que não pode deixar de passar pela leitura do Jornal Trevim) deparámo-nos com a seguinte notícia:


Universidade de Coimbra estuda nas aldeias de Cabanões e Cerdeira

 

As aldeias de Cabanões (Vilarinho) e da Cerdeira (Lousã) foram escolhidas como casos de estudo do “Evacuar Floresta”, um projeto da Universidade de Coimbra que tem como objetivo criar um sistema de apoio à tomada de decisão para proteção de pessoas em caso de incêndio rural.

 Com o projeto, com 270 mil euros de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), prevê-se criar “planos de emergência para as comunidades, considerando os mais diversos cenários, possibilitando aos decisores de operações, compreender se a evacuação é ou não viável”, segundo informou ao Trevim, Aldina Santiago, coordenadora do estudo e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC).

Numa primeira fase, os cientistas estudaram as estratégias já usadas em Portugal, mas também em outros países de Europa, Austrália e Estados Unidos da América, no que respeita à proteção de pessoas em cenário de incêndio rural.

Se antigamente a política era “ficar em casa e esperar”, atualmente começa a optar-se por evacuações preventivas”, lê-se num comunicado da UC.

(…)

Pretende-se ainda estimar tempos de evacuação das aldeias, através de simulacros envolvendo a população local e outros figurantes, no caso da Cerdeira, representando a população não residente, devido ao fluxo de turismo.

“Os resultados vão permitir validar modelos avançados numéricos, incluindo a propagação do incêndio e a evacuação das pessoas, de modo a aferir tempos de evacuação, usando diferentes meios de transporte”, refere a docente.

O projeto tem a colaboração da Escola Nacional de Bombeiros e do Centro de Inovação e Competências da Floresta, e apoio da Câmara Municipal da Lousã.


Questionamo-nos assim sobre a recente afixação na Aldeia da placa Aldeia Segura Pessoas Seguras alusiva às Medidas de Autoproteção e às recomendações a seguir em caso de incêndio...

Devemos ficar na Aldeia (salvo indicação em contrário) ou aguardar por "uma evacuação preventiva" ?

como refere a notícia, o estudo há um ano e estende-se até 2023...

pelo que vamos ter de esperar ainda e, até lá, manter a calma!

 

 Fonte:

Trevim (ed. 08.09.2022)

 Link:

https://www.trevim.pt/2022/09/22/estudado-tempo-de-evacuacao-da-aldeia-de-cabanoes/

 ΦΦΦ