Convivir con el fuego

 

Conviver com o fogo

 


Especialistas em prevenção e gestão florestal explicam as medidas-chave para nos anteciparmos aos efeitos devastadores do fogo e como aplicar medidas de restauro dos ecossistemas.

(…)

Agora não é o momento para dizer que “estava-se mesmo a ver que isto ia acontecer” e mostrar o que se deveria ter feito, mas sim para arregaçar as mangas e colocar-se ao trabalho, trabalhando na gestão dos habitats priorizando o conhecimento. Basear as decisões de gestão em evidências científicas, adotar uma abordagem integrada, que atenda à multifuncionalidade dos ecossistemas e a todos os fatores dos quais estes dependem. As medidas devem ser priorizadas com foco no mais básico: prevenção, prevenção e prevenção.

(…)

12-Set-2022


Convivir con el fuego

 


Expertos en prevención y gestión de incendios forestales explican en esta tribuna las claves para anticiparse a los efectos devastadores del fuego y aplicar las medidas de restauración de los ecosistemas quemados

(…)

No es momento ahora de decir “esto se venía venir” y exponer lo que se debería haber hecho, sino de remangarse y ponerse a trabajar en la gestión de los hábitats primando el conocimiento. Basar las decisiones de gestión en evidencias científicas, hacer un enfoque integrado, que atienda a la multifuncionalidad de los ecosistemas y a todos los factores de los que depende. Hay que priorizar las medidas poniendo el foco en lo más básico: prevención, prevención y prevención.

(…)

 10-Ago-2022

  

Autores

 Cristina Aponte/ Andrés Bravo Oviedo/ Xiomara Cantera/ Manuel Esteban Lucas Borja/ Javier Madrigal/ Leticia Pérez-Izquierdo/ Ana Rincón/ Elsa Varela

 Javier Madrigal: Investigador de Incêndios Florestais, Instituto Nacional de Investigación y Tecnología Agraria y Alimentaria (INIA – CSIC)

 

Leia o artigo na íntegra…

 

Links:

https://www.csic.es/es/actualidad-del-csic/convivir-con-el-fuego

 https://www.esquerda.net/artigo/conviver-com-o-fogo/82773

 

ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!