13 de abril de 2023

Missão Internacional JRA Lousã 2023


Missão Internacional JRA Lousã 2023 | YRE Misson Lousã 2023

Programa | Agenda 

10 - 15 abril 2023

Fontes/Links:

https://jra.abae.pt/

https://jra.abae.pt/missions/lousa-2023-programa/

https://cm-lousa.pt/lousa-acolhe-jovens-reporteres-ambiente/

ΦΦΦ 

12 de abril de 2023

Associação São Lourenço - Dia de Portugal

 


Na sua última edição, o jornal Trevim noticiou que a Associação São Lourenço vai comemorar o Dia de Portugal na Silveira pelo terceiro ano consecutivo.

A Liga de Amigos do Museu Etnográfico Louzã Henriques e a Cooperativa Arte-Via também participam.

A celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas junto à capela das Silveiras, no feriado do 10 de Junho, é a principal iniciativa deste ano da Associação São Lourenço.

Trata-se da terceira edição do encontro Diásporas Mil da Serra da Lousã, cujo programa conta com dois momentos da responsabilidade de entidades parceiras: – pré-apresentação do 6º Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, pela Arte-Via, e Merenda das Sementeiras, promovida pela Liga de Amigos do Museu Etnográfico Louzã Henriques.

A investigadora Rita Serra, que tem estudado os baldios e os recursos naturais da Serra da Lousã, intervém a convite da Cooperativa Arte-Via. 

A comemoração do Dia de Portugal pelo terceiro ano consecutivo, na Silveira de Baixo, dois meses exatos antes de 10 de agosto, data que o calendário litúrgico dedica a São Lourenço, tem vindo a ocupar o lugar da festa tradicional em honra do padroeiro, devido às alterações climáticas e ao agravamento do risco de incêndio nos dias mais quentes.

O III Diásporas Mil é uma das ações previstas no plano de atividades para 2023 da São Lourenço – Associação de Naturais e Amigos da Silveira de Cima, Silveira de Baixo, Salgueiro e Pé da Lomba, cuja direção é presidida pelo jornalista Casimiro Simões, descendente da única família que morava no Salgueiro. 

O plano e o orçamento deste ano, bem como o relatório de atividades e as contas de 2022, foram aprovados por unanimidade numa sessão da assembleia geral realizada no dia 31 de março.

A festividade do 10 de Junho volta a incluir uma surpreendente missa campal, celebrada pelo padre António Domingues, além da partilha dos farnéis, os jogos tradicionais e a caminhada pelo património cultural e ambiental destes antigos lugares agropastoris, terminando com música por tocadores de concertina.

À semelhança dos dois anos anteriores, a São Lourenço vai igualmente participar no 27º Encontro dos Povos da Serra da Lousã, no dia 8 de julho, que congrega diferentes entidades da região no Santo António da Neve.

Por: Casimiro Soares Simões

Data: 11-04-2023

Fontes/Links:


ΦΦΦ