9 de junho de 2023


8 de junho de 2023

Vaqueirinho

 


7 de junho de 2023

população de javalis “sobreabundante”

 


Portugal tem uma população de javalis “sobreabundante” que deverá aumentar


POR HELENA GERALDES

 30.05.2023

O javali, mamífero silvestre que ajuda a manter as florestas, tem-se tornado “sobreabundante”, chegando hoje aos cerca de 300.000 animais em Portugal. O Plano Estratégico e de Ação, apresentado esta manhã, defende uma redução deste número.

Estima-se que existam, em média, 277.385 javalis (Sus scrofa) em Portugal.

Este valor pode variar entre os 163.157 e os 391.612 animais, revela o Plano Estratégico e de Acção do Javali em Portugal, feito por uma equipa da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia & CESAM da Universidade de Aveiro.


Na Serra da Lousã, no Verão de 2021, foram colocados seis colares GPS mas apenas dois deles estavam activos no final do período de recolha de dados, Novembro de 2022. Os animais tendem a preferir áreas florestadas, que lhes dão alimento, refúgio e abrigo, e procuram zonas agrícolas e agro-florestais durante a noite e madrugada.


Segundo os investigadores responsáveis por este documento, promovido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), “o aumento da população de javalis é expectável”. 


João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas que falava aos jornalistas à margem da apresentação do plano, disse que o Governo vai “propor o alargamento dos períodos de caça ao javali”, com o objetivo de “reduzir substancialmente o efetivo”, noticiou a Agência Lusa. “Precisamos aumentar o esforço de extração.”

“Para já, estamos a equacionar mesmo aumentar os períodos de caça ao javali praticamente para todo o ano”, adiantou.


Os investigadores sugerem, além das alterações à caça – “que continua a ser a medida mais eficiente, difundidas e facilmente aplicável para controlar as populações de javalis” -,e ainda a colocação de cercas ou vedações, dispositivos luminosos e sonoros dissuasores, passagens subterrâneas e superiores e repelentes olfativos, entre outros métodos.


Fontes/Links:

https://www.wilder.pt/historias/portugal-tem-uma-populacao-de-javalis-sobreabundante-que-devera-aumentar/

ΦΦΦ