24 de novembro de 2021

A iniciativa da CM Lousã

 

A Câmara Municipal da Lousã, promoveu uma iniciativa no sentido de pôr termo às ações de desflorestação noticiadas pelo Jornal Trevim e outras entidades como a MilVoz e a Uniplanet.

Assim, esta entidade, promoveu a articulação com as diversas Associações locais ligadas aos Casais da Serra da Lousã, para se chegar a um entendimento com o madeireiro, promotor das referidas ações de desflorestação e fazer cessar de imediato as mesmas.

O referido entendimento foi concretizado por via de um Acordo, assinado no passado dia 22 de novembro e tendo como outorgantes a Associação de Recuperação do Talasnal, a Associação de Moradores e Proprietários do Vaqueirinho, a Associação de Recuperação do Casal Novo, Álvaro Matos Bandeira & Filhos, Lda. (o madeireiro) e o Município da Lousã.

Fazendo uma primeira leitura, o Acordo afigura-se-nos ajustado ao seu propósito imediato, i.e., a cessação das ações de desflorestação. A prática dirá sobre a sua efetiva materialização no que respeita às medidas de reflorestação com espécies autóctones da Serra nele previstas.

 Link (notícia divulgada no jornal Público):

https://www.publico.pt/2021/11/17/local/noticia/associacoes-lousa-travam-cortes-arvores-accao-popular-1985387