Apicultura - Prevenção da enxameação


 prevenção da enxameação: aspecto comum de várias técnicas


blog de Apicultura


Encontrar um ponto de equilíbrio ou compromisso entre colónias bem povoadas (40-45 mil abelhas) antes e durante um fluxo importante de néctar, colónias capazes de produzir um excedente de mel para o apicultor e, simultaneamente, evitar que enxameiem no início/durante esse fluxo é um dos desafios mais exigentes que encontrei na apicultura.


A prevenção da enxameação, isto é, evitar que a colónia produza mestreiros de enxameação, é posta em prática pelos apicultores por intermédio de variadas técnicas, entre as quais:


  • em colónias com dois ninhos, inversão quadro a quadro ou inversão à caixa;
  • checkerboarding (W. Wright);
  • regra “não mais de 6”;
  • drenar quadros com criação fechada e/ou abelhas amas para colónias mais atrasadas;
  • expandir/abrir o ninho, com quadros puxados vazios ou com ceras laminadas;
  • colocar atempadamente as primeiras meias alças com ceras puxadas;
  • colocar um quadro de meia alça no ninho;
  • no início de fluxo, retirar do ninho alguns quadros com largas abóbadas de mel e pólen;
  • retirar quadros com criação operculada e substituí-los por quadros com ovos e criação não operculada;
  • trocar colónias de lugar;

  • ...

Aplicação da “regra não mais de 6” numa das minhas colónias.

Todas estas técnicas apresentam um ponto comum, de acordo com a minha percepção: visam criar nas abelhas/colónia uma “sensação” de que a sua casa ainda não está acabada ou completa, que ainda há mais alguma coisa para fazer. Ou têm cera para puxar no ninho, ou o sobreninho está vazio, ou a população de abelhas amas ainda é pequena, ou há um número apreciável de ovos para eclodir e larvas para alimentar, ou o mel/néctar armazenado é pouco face ao espaço disponível nas meias alças, ou…

Resumidamente, estas técnicas visam aproveitar um comportamento das colónias bem enraizado por milhares de anos de evolução: enxamear/ reproduzir-se sempre que atinjam um conjunto de condições óptimas em casa. Condições que garantam o melhor possível a sobrevivência de todas as abelhas, não só as que partem mas também as que ficam na colmeia, assim como das novas gerações de abelhas a nascer e da futura rainha, que permanecerão naquela colmeia durante os duros meses de escassez que virão pela frente.

Ao apicultor, e na medida do que lhe for possível e respeitando a vida do enxame, cabe o papel de ir desarrumando um pouco a casa durante a época de enxameação reprodutiva. Este modo de agir visa prevenir o mais possível a enxameação. Deste esforço para atingir o equilíbrio e o compromisso, colónias populosas e que não enxameiem, resulta uma apicultura mais rentável e um sentimento de competência e de trabalho bem feito, aspectos extremamente gratificantes e motivadores.

Data: 26-04-2023

Fontes/Links:


ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!