O Fim do Mundo ( 1992 )

(filmado na eira da Aldeia do Vaqueirinho)

Sinopse Oficial: Com um golpe seco do sacho, Augusto Henriques matou Conceição das Neves. Tudo por causa de uma questão de águas, coisa pouca, daquelas rixas que fazem o dia a dia da terra. Coisa pouca terá sido, mas o que ninguém lhe tira é que está agora ali um cadáver, onde ainda há um instante havia uma mulher, mesmo que velha. Conceição deixou de ser. 
Nos seus 65 anos, Augusto nunca esteve preso, nem foi julgado, nunca teve querelas com polícias ou tribunais. No íntimo, acha que nem é culpado, pois o diabo da Conceição é que se baixou, tinha ele feito pontaria para o ombro. Mas o que é, é; ou não estivesse a mulher morta lá em cima. O melhor que Augusto tem a fazer é mesmo entregar-se à justiça dos homens.
No tribunal, o juiz, clemente, aplica-lhe catorze anos de pena, «por causa da idade, e do bom comportamento». Bem antes disso, porém, Augusto há-de regressar aos lugares que foram seus. Para descobrir que, num golpe de sacho – seco e mal apontado –, se pode até acabar o mundo.

Foi por coisa pouca. Mas o certo é que Augusto Henriques (Henrique Viana) matou Conceição das Neves (Adelaide João). Tudo por causa da água de um riacho. Agora, aos 65 anos de idade, Augusto vai enfrentar, pela primeira vez na sua vida, a prisão, um julgamento, polícias e tribunais. E ainda por cima ele até nem se acha culpado. Afinal de contas foi a mulher que se baixou porque ele tinha feito pontaria ao ombro. "O Fim do Mundo", de João Mário Grilo, faz parte de um conjunto de projectos escritos em 1992 pelo cineasta e fez parte da Selecção Oficial da edição de 1993 do Festival de Cinema de Cannes.


Fontes/Links:

https://vaqueirinho1999.blogspot.com/p/o-fim-do-mundo-o-filme.html

https://cinemaportuguesmemoriale.pt/Filmes/id/383/t/o-fim-do-mundo

https://cinemaportuguesmemoriale.pt/DeskTopModules/CinemaPortugues/API/Images/Thumbnail?Id=42677&maxWidth=1024&maxHeight=1024

ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!