24 de março de 2023

Risco de Incêndio em Alta

 


O risco de incêndio em Portugal ao dia de hoje é cerca de 40% maior face a 2022, disse o ministro da Administração Interna, após uma reunião com a GNR, em Monte Redondo, no concelho de Leiria.

"Hoje pudemos ouvir da parte da GNR, que é quem tem uma base de dados que permite comparar vários indicadores, que à luz dos indicadores conhecidos ao dia de hoje o risco aumenta em cerca de 40% relativamente a 2022. A própria União Europeia já veio sensibilizar os países do mediterrâneo, [alertando] que os riscos este ano, comparativamente aos anos anteriores, são superiores", afirmou José Luís Carneiro.

"A GNR está neste momento no terreno em todo o país a sensibilizar as autarquias e os proprietários para a necessidade de proceder às limpezas previstas na lei relativas à segurança do edificado", nomeadamente, "todas as áreas circundantes às habitações que devem ser objeto de limpeza", referiu.

O ministro sublinhou, por isso, a importância de apostar na prevenção e na sensibilização de todos para a limpeza dos terrenos.

"Este é um esforço de todos. Da administração central, do Governo, das autarquias, dos proprietários e individual de cada um de nós. É para esse objetivo e para essa sensibilização que hoje me encontro com a GNR. É importante que cada um cumpra a sua missão. Não chega, quando estamos confrontados com os incêndios, pedirem contas ao ministro da Administração Interna. É muito importante que todos contribuam para um país mais seguro", reforçou.

Depois, acrescentou, foram realizados encontros com os autarcas no âmbito das comissões coordenadoras de desenvolvimento regional "para a importância de terem planos municipais de proteção civil e planos municipais de prevenção e defesa da floresta contra incêndios".

"É também um dever que deve estar cumprido pelos poderes locais", reforçou.


DN/Lusa

21 Março 2023 


Fontes/Links:

https://www.dn.pt/sociedade/amp/governo-alerta-que-risco-de-incendios-aumentou-cerca-de-40-face-a-2022--16045150.html

ΦΦΦ 

21 de março de 2023

O Protocolo de 21 de março

 

Divulgado no Facebook da CM Lousã hoje, 21 de março, pelas 10h33m.


📍Câmara Municipal e 5 Associações do Concelho celebram protocolo para plantação de 10.000 árvores autóctones

✅ Momento assinalou, também, o Dia Mundial da Árvore
✅ As espécies a plantar serão  sobreiros, carvalhos e medronheiros e serão cedidas 2.000 árvores a cada uma das seguintes Associações:
👉 Associação de Moradores do Casal do Candal
👉 Associação de Recuperação do Casal Novo, 
👉 Associação do Casal do Catarredor
👉 Associação de Recuperação do Talasnal
👉 Associação de Moradores e Proprietários do Vaqueirinho


#EcosdaSerra #CaminhosdeFuturo


Fontes/Links:

https://www.facebook.com/municipiolousa/

ΦΦΦ 

20 de março de 2023

a propósito de Boas Práticas e Iniciativas Louváveis...


foi divulgado no Facebook da CM Lousã hoje, 20 de março, pelas 15h31m




📍A Câmara Municipal vai, amanhã, 21 de março, Dia Mundial da Árvore, assinar um protocolo com 5 Associações do Concelho que prevê a cedência de 10 mil árvores para plantação

✅ As espécies a plantar serão autóctones, nomeadamente sobreiros, carvalhos e medronheiros e serão cedidas 2.000 árvores a cada uma das seguintes Associações:

👉 Associação de Moradores do Casal do Candal

👉 Associação de Recuperação do Casal Novo, 

👉 Associação do Casal do Catarredor

👉 Associação de Recuperação do Talasnal

👉 Associação de Moradores e Proprietários do Vaqueirinho


#EcosdaSerra #CaminhosdeFuturo 



Fontes/Links:

https://www.facebook.com/page/152164818162658/search/?q=DIA%20DA%20%C3%81RVORE

ΦΦΦ 

20 março 2023


hoje, 20 de março de 2023 às 21h24, entramos na Primavera!


No Hemisfério Norte, o equinócio da primavera ocorre em 20 de março de 2023, às 21h24 GMT.


Mudança de hora na Primavera

O horário muda na primavera, o que acontece no último domingo de março. Nesse dia, à 1 hora da madrugada, deve-se adiantar o relógio uma hora (60 minutos) para se entrar no horário de verão.

O horário de verão 2023 começa oficialmente em Portugal no domingo dia 26 de março de 2023 (na madrugada de sábado para domingo).

É assim em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, o relógio muda à meia-noite, quando deve-se adiantá-lo uma hora (60 minutos).




e dia 21 de março celebra-se o Dia Internacional das Florestas!


Dia Internacional das Florestas 

A gestão sustentável, e o uso de recursos da floresta são fundamentais para combater as alterações climáticas e contribuir para a prosperidade e bem-estar das atuais e futuras gerações. As florestas desempenham um papel fundamental no combate à pobreza e no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Apesar de todos os benefícios ecológicos, económicos, sociais e de saúde, de valor incalculável, as florestas estão ameaçadas, por fogos, doenças, secas e pela desflorestação sem precedentes.

A conservação e uso sustentável das florestas é a melhor forma de proteger o nosso planeta. Manter as florestas saudáveis é vital para a saúde do planeta, em todas as suas formas, enquanto meio de subsistência e nutrição, e, até, como fonte de biodiversidade.


Mas as florestas estão sob ataque.

Entre 2015 e 2020, mais de 10 milhões de hectares de floresta perderam-se como consequência da desflorestação. As pragas de insetos danificam cerca de 35 milhões de hectares de florestas, todos os anos. O fogo destruiu perto de 98 milhões de hectares de floresta, em todo o mundo.



Fontes/Links:

https://www.icnf.pt/atualidade/datascomemorativas

https://www.calendarr.com/portugal/horario-de-verao/

https://www.calendarr.com/portugal/inicio-da-primavera/

https://wilderness-society.org/the-international-day-of-forests/

ΦΦΦ