Apicultura - os primórdios…


 




Pintura rupestre mesolítica de um caçador de mel colhendo mel e cera de um ninho de abelhas em uma árvore. Em Cuevas de la Araña en Bicorp. (Datando cerca de 8000 a 6000 a.C.)

 

 

A manutenção de abelhas por humanos, principalmente para a produção de mel, começou há cerca de 10.000 anos. A Geórgia é conhecida como o "berço da apicultura" e o mel mais velho já encontrado vem daquele país. O mel de 5.500 anos foi desenterrado do túmulo de uma nobre durante escavações arqueológicas em 2003 perto da cidade de Borjomi. Os frascos de cerâmica encontrados na sepultura continham vários tipos de mel, incluindo tília e mel de flores.

 

Domesticação de abelhas pode ser vista na arte egípcia de cerca de 4.500 anos atrás; há também evidências de apicultura na China antiga, Grécia e Maia.

 

História antiga

 Há pelo menos 10.000 anos, os humanos começaram a tentar manter colónias de abelhas selvagens em colmeias artificiais feitas de troncos ocos, caixas de madeira, vasos de cerâmica e cestos de palha tecidos conhecidos como “skeps”. Representações de humanos que recolhem mel de abelhas selvagens datam de há 10.000 anos.

 

Apicultura em vasos de cerâmica começou há cerca de 9.000 anos no Norte de África. Vestígios de cera de abelha foram encontrados em vasos em todo o Médio Oriente começando cerca de 7.000 a.C.

 

A domesticação de abelhas é mostrada na arte egípcia de cerca de 4.500 anos atrás. Colmeias simples e fumo foram usados, e o mel foi armazenado em frascos, alguns dos quais foram encontrados nos túmulos de faraós como Tutankamon.

 

Os achados arqueológicos mais antigos diretamente relacionados com a apicultura foram descobertos em Rehov, um sítio arqueológico de Bronze e Idade do Ferro no Vale do Jordão, Israel. Trinta colmeias intactas feitas de palha e argila não-cozida foram descobertas nas ruínas da cidade, datadas de cerca de 900 a.C., pelo arqueólogo Amihai Mazar. As colmeias foram encontradas em filas ordenadas, três altas, de uma forma que, segundo Mazar, poderia ter acomodado cerca de 100 colmeias, realizadas mais de um milhão de abelhas e tinha um potencial rendimento anual de 500 quilogramas de mel e 70 quilogramas de cera de abelha, e são evidências de uma indústria avançada de mel no antigo Israel há 3.000 anos.

  

Fontes/Links:

https://www.prehistoriaviva.es/l/copia-de-las-cuevas-de-la-arana-bicorp-y-la-recolectora-de-miel5/

https://www.atlasobscura.com/articles/honey-cave-painting

https://www.atlasobscura.com/places/man-of-bicorp-cave-painting

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Cueva_arana.svg#/media/File:Cueva_arana.svg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7d/Cueva_arana.svg/1160px-Cueva_arana.svg.png

https://en.wikipedia.org/wiki/Beekeeping#Early_history

 ΦΦΦ 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!