O Castanheiro


Já tivémos oportunidade de escrever algumas palavras sobre uma árvore que nos é particularmente cara, nomeadamente pela história e tradição que encerra para as comunidades agropastoris.



(...) o castanheiro constitui um polo dinamizador do desenvolvimento rural, aumentando o rendimento e ajudando a população rural a permanecer nas suas terras, contrariando-se assim o despovoamento. A grande árvore do pão, após ter sido usada pelas gentes serranas e agricultores e como alimento dos pobres, está pronta para novos desafios e para isso
muito tem contribuído a investigação desenvolvida nos diferentes domínios. Apesar disso, infelizmente, nem todos os problemas se encontram em vias de resolução, mas acreditamos que o castanheiro terá futuro neste milénio, naturalmente com novas exigências e novos contributos. Desta vez, o castanheiro será chamado a desempenhar para além da produção de madeira de qualidade e do fruto, novos papéis importantes no campo ambiental, defesa hidrológica, qualidade de vida, cultura biológica, turismo rural e ecoturismo, recreio, gastronomia, cultura, história e antropologia e continuará certamente a ser motor de fixação das populações locais.
Do ponto de vista cultural e histórico a redescoberta da velha “civilização do castanheiro” pode ajudar a melhorar a relação entre a agricultura e o território, o homem e o ambiente, o alimento e a nutrição, o emprego e o rendimento, a cultura e o turismo, etc1. A “grande árvore do pão” tem uma nova hipótese de crescimento. O castanheiro fez o seu melhor, agora chegou o momento de o homem fazer a sua parte.

in
Conservação, regeneração e exploração do castanheiro
Maria de Loreto Monteiro e Maria do Sameiro Patrício




Fontes/Links:


Outros Links:


ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!