3 de março de 2024

AVISO aos silveirenses, demais proprietários, caminheiros e outros visitantes da Serra da Lousã





A Direção da Associação São Lourenço divulgou no Facebook (Grupo História, Cultura e Estórias da Lousã) um post da autoria de Casimiro Soares Simões, com seguinte aviso: 



AVISO

Aos silveirenses, demais proprietários, caminheiros e outros visitantes da Serra da Lousã 

Queres visitar hoje aldeias da Serra da Lousã como Silveira de Baixo, Silveira de Cima ou, logo acima, o lugar do Salgueiro?

Não podes.

Não poderás enquanto a liberdade de circulação e a fruição pública de um vasto património natural, que é de todas e todos, não forem repostas pelas autoridades competentes.

O livre acesso aos lugares, incluindo dos cidadãos que têm casas e terras a montante, foi bloqueado por um grupo de invasores, já identificado, o mesmo que no verão passado se apossou de toda a água da ribeira, deixando seca a fonte pública do São Lourenço, perante a passividade de vários poderes públicos, com exceção da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, que tem estado pela legalidade democrática.

Há poucas semanas, esses abusadores, que insistem em afrontar a comunidade, preferindo cada vez mais a posição de 'persona non grata', colocaram uma corrente a cortar a passagem das pessoas, no caminho público, junto à capela do São Lourenço.

Após denúncia da Associação São Lourenço, a Câmara Municipal da Lousã chamou a GNR ao local e removeu a corrente, repondo a legalidade e permitindo igualmente aos cidadãos usarem sem restrições um dos percursos pedestres da Serra da Lousã, sinalizados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com apoio da autarquia.

Só que, há dias, os prevaricadores, num inadmissível ato de desobediência e provocação, repuseram a corrente e juntaram uma placa a indicar que aquela propriedade é privada.

Claro que não é.

Por onde, sem nenhum tipo de entrave, passarão as viaturas de socorro ou até do Município, que afirmou recentemente ter propriedades mais acima?

Que lata tem esta gente!

A Associação São Lourenço voltou a contactar as autoridades para que a normalidade e a livre circulação na Serra da Lousã sejam asseguradas de uma vez por todas.

A direção da Associação São Lourenço


O post inclui imagens da corrente colocada para cortar a passagem das pessoas, no caminho público, junto à Capela de São Lourenço.  



Data: 3-03-2004

Fontes/Links:

https://www.facebook.com/groups/162955803897661

ΦΦΦ