9 de dezembro de 2022

Notícias da Vila...

Boletim Municipal 

foi ontem divulgado no Portal Institucional da CM Lousã o Boletim Municipal, que inclui referência à:


Área Integrada de Gestão da Paisagem Serra da Lousã | AIGP SERRA DA LOUSÃ

 

No âmbito do processo de constituição da AIGP Serra da Lousã, constituiu-se um grupo de trabalho que integrou proprietários e um conjunto de entidades, de que se destacam a Irmandade da Nossa Senhora da Piedade, as Associações das Aldeias do Catarredor, do Candal, do Talasnal, do Casal Novo e do Vaqueirinho, de que resultou a constituição da entidade gestora desta AIGP, designada por Associação Gestora da Área Integrada de Gestão da Paisagem Serra da Lousã- AGASL. 

Entre outras responsabilidades compete a esta entidade gestora executar um modelo de gestão agrupada designado por Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP), que será suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, (através do PRR), às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.

 A elaboração da OIGP é um processo participativo e colaborativo que deverá envolver todos os proprietários abrangidos pela delimitação geográfica da AIGP Serra da Lousã. A OIGP definirá o modelo e a programação das intervenções e os recursos financeiros a alocar.


Aproveitamos para relembrar que no próximo dia 12 Dezembro, pelas 18h00, se realizará a reunião convocada via Edital, a que se refere a nossa anterior mensagem (5 Dez.):

 https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/2022/12/edital-n-492022-aigp-serra-da-lousa.html

 

  

Fontes/Links:

Boletim Municipal CM Lousã

8-12-2022

https://cm-lousa.pt/?listas_ficheiros=boletim-municipal-julho-dezembro-2022

 ΦΦΦ 

5 de dezembro de 2022

Edital n.º 49/2022 - AIGP Serra da Lousã - Reunião » 12 Dezembro 18h00


Torna público que se irá realizar uma reunião, no próximo dia 12 de dezembro, com os proprietários ou titulares de direito de propriedades rústicas localizadas na área territorialmente delimitada como Área Integrada de Gestão da Paisagem Serra da Lousã - AIGP Serra da Lousã.

4 de dezembro de 2022

Testemunhos - O estado do Caminho da Ribeira da Vergada

 

na sequência da nossa mensagem de 9-11-2021 e em jeito de follow-up deste assunto,

Link:

https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/2021/12/testemunhos-o-estado-do-caminho-da.html


deixamos aqui patente o testemunho sobre o estado lamentável em que se encontra o caminho da Vergada, fruto da utilização continuada do mesmo pelos madeireiros...













e não se perspetivam melhorias para esta lamentável situação, apesar dos alertas feitos junto da CM Lousã sobre o trânsito de viaturas pesadas neste Caminho.

até quando?
(4-12-2022)

ΦΦΦ