✅ Criada Associação para Gestão da Paisagem na Serra da Lousã

 


Criada Associação para Gestão da Paisagem na Serra da Lousã


Área florestal de 897,2 hectares inclui seis aldeias serranas

Esta nova entidade, promovida pela Câmara Municipal e registada oficialmente a 13 de julho, será responsável pela gestão de uma área de 897,2 hectares que inclui as aldeias do Candal, Casal Novo, Catarredor, Talasnal, Vaqueirinho e Chiqueiro.

O objetivo principal “é a preservação do património natural da Serra da Lousã, numa zona que não tem tido intervenção ao longo dos anos”, disse Ricardo Fernandes, responsável pelo pelouro municipal da floresta. “Um processo longo, que se prevê a 20 anos, para uma verdadeira transformação da paisagem, que não se faz em dois ou três”, acrescentou.

A iniciativa decorre do contrato programa assinado pela autarquia, em julho de 2021, com o Fundo Ambiental, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Direção-Geral

do Território, prevendo financiamento da União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência.

“O objetivo é que todos os proprietários adiram à AIGP”, segundo o vereador, considerando que “desde a primeira hora se tem tentado integrar os interesses de todas as aldeias, com maior dificuldade no caso do Chiqueiro”, por não existir uma associação que represente os interesses da comunidade local.

A comissão instaladora é formada por representantes das aldeias envolvidas e também da Irmandade da Senhora da Piedade, um grupo que há mais de um ano trabalha com a Câmara Municipal e optou por um modelo de gestão local, em alternativa a delegar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Além de promover eleições para os órgãos sociais até novembro deste ano, prevê-se dinamizar ações de divulgação junto dos proprietários em cada uma das aldeias e na vila, “para que todos sejam ouvidos e esclarecidos”, informou Marco Correia, que preside à comissão.

Pretende-se “chegar a todos os proprietários e discutir os planos de gestão”, as chamadas Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP), disse por sua vez, Manuela Ferraz, engenheira florestal. “Queremos mobilizar até os que residam fora do país e, em conjunto, decidirmos o que queremos para esse território que é também Rede Natura e há regras a cumprir”.

É preciso tratar do registo cadastral, no Balcão Único do Prédio (BUPi), que até agora abrange apenas 14 prédios de “casais” dos lugares e 91 privados, estimando-se que “até setembro de 2023, estejam identificados 80% dos proprietários”.

No orçamento e plano de atividades aprovados, com uma abstenção, prevê- se tratar do reconhecimento da Entidade Gestora Florestal por parte do ICNF, já em curso, e posteriormente avançar com a elaboração e execução da “operação integrada”.


Silveira e Cerdeira noutra entidade

O processo de criação desta organização começou em junho de 2020, com o chamado “Programa de Transformação da Paisagem” anunciado pelo Governo, tendo a Associação do Casal do Catarredor proposto à Câmara a criação de uma AIGP, que a autarquia viria a alargar a outros casais da serra, segundo Marco Correia.

A área aprovada não engloba todas as aldeias, “por falta de continuidade ao nível do território, com áreas baldias que não podem ser incluídas na candidatura”, segundo os critérios definidos, transmitiu por sua vez Ricardo Fernandes, em resposta a Luísa Sales.

O vereador informou estar a ser considerada a criação de uma nova AIGP, que inclua os casais da Cerdeira e Silveira e os baldios da Alfocheira e de Vilarinho, estes não sujeitos ao regime florestal.

 

A Comissão Instaladora

A Comissão Instaladora é constituída por Maria de Fátima Vidal (Associação do Convívio e Melhoramentos do Candal), Irmandade da Senhora da Piedade (representada por Américo Caetano, Marcolino Simões e Egídio Baptista), Paulo Peralta (Associação de Recuperação do Talasnal), Pedro Martins (Associação de Moradores e Proprietários do Vaquerinho) e Marco Correia (Associação do Casal de Catarredor).


Fonte: Trevim (ed. 28 de julho de 2022)

ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!