a água é um bem essencial à vida (e cada vez mais escasso)

 

    Na senda de outros artigos de opinião já publicados sobre a água  "a Água do nosso descontentamento..." e "Ainda sobre a questão da Água...(veja as n/ mensagens no Blog da AMPV dd. 29 março 2022 e 22 maio 2022, respetivamenteaqui divulgamos aqui mais informação sobre este tema...


Link: https://maisliberdade.pt/maisfactos/agua-nao-facturada-em-portugal/

  


e, nomeadamente, sobre o seu desperdício...



Grande parte do desperdício de água ocorre antes de chegar ao consumidor"? Sim, é verdade

 

 


"Como mencionámos no passado, é o próprio Estado no sentido lato - aqui são mais as autarquias - que falham na gestão e manutenção das condutas de água, originando perdas evitáveis". O comentário tem por base um mapa divulgado pelo "Instituto +Liberdade", a 19 de agosto, relativo à "água não faturada em Portugal continental no armazenamento, elevação e distribuição de água para consumo público", em percentagem, por município no ano de 2020.

 

"Com mais de metade do país em seca severa (55% do país), são inúmeros os municípios que têm tentado consciencializar os seus habitantes para a redução do consumo de água e são também vários os municípios que têm aplicado restrições ao uso de água, nomeadamente a proibição de rega de hortas, jardins e parques, bem como a lavagem de automóveis e passeios", salienta-se no texto de apresentação do mapa.

 

Apesar de lembrar que "é também importante garantir que se desperdice o mínimo possível do recurso durante a sua captação, tratamento, armazenamento e distribuição", o Instituto destaca que, atualmente, "grande parte das entidades gestoras de água nos municípios nacionais apresentam taxas muito elevadas de água não faturada, que são originadas maioritariamente por desperdícios avultados de água (as Câmaras Municipais são a entidade gestora na esmagadora maioria dos concelhos portugueses)".

 

O Polígrafo consultou o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP)​, referente a 2021, onde se verifica, desde logo, a necessidade de "elaboração de um programa de redução de água não faturada, por parte das entidades gestoras, que permita a redução ao longo do tempo das perdas reais e aparentes, assim como do consumo de água autorizado não faturado".

 

Esta medida "aumentará a eficiência na prossecução do serviço e, desse modo, uma maior disponibilidade financeira para a realização dos investimentos necessários, novos e de reabilitação, a custos mais adequados para o utilizador final do serviço, num cenário económico e operacionalmente mais sustentável".

 

No que à percentagem de água não faturada diz respeito, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) tem como principal objetivo "avaliar o nível de perdas económicas correspondentes à água que, apesar de ser captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada aos utilizadores".

 

Em termos de classificações, se o município registar uma percentagem de água não faturada entre 0 a 20%, então tem boa qualidade de serviço. Se esta percentagem subir para o intervalo entre os 20 e os 30%, o município é avaliado com uma qualidade de serviço mediana. Por fim, se a água não faturada ultrapassar os 30%, a qualidade do serviço é mesmo insatisfatória. Todas estas avaliações dizem respeito ao serviço em baixa.

 

Em números, olhando para os anexos do relatório, a verdade é que, no que respeita ao ano de 2020, grande parte dos municípios tinha uma percentagem de água não faturada superior a 30%: ao todo, 139 autarquias. Apenas 33 autarquias tinha uma boa qualidade de serviço, 43 tinham um serviço mediano e 18 não responderam.

 

Os municípios com percentagens de água não faturada mais elevadas foram Vila Nova de Cerveira (82,4%), Macedo de Cavaleiros (77%) e Estremoz (74,1%). Na outra ponta da tabela, Tábua e Mangualde conseguem percentagens mínimas de 9,9%.

 

Salomé Leal

28 ago 2022 19:30

  

Fonte:

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/grande-parte-do-desperdicio-de-agua-ocorre-antes-de-chegar-ao-consumidor-sim-e-verdade


ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!