O Ecocentro Municipal da Lousã

 


EQUIPAMENTO PROMOVE A ECONOMIA CIRCULAR E ASSINALOU O QUARTO MÊS DE FUNCIONAMENTO

publicado a 1 de agosto de 2022

 

Este equipamento, instalado na Zona Empresarial do Alto do Padrão, é um local onde os munícipes podem depositar gratuitamente os resíduos que, pelas características e/ou dimensões, não podem ser depositados nos contentores de lixo ou ecopontos disponíveis na via pública.

 

Durante estes primeiros 4 meses de funcionamento, foram rececionados, selecionados e encaminhados 19040kg de monos/monstros, sendo de destacar o complemento efetuado entre este equipamento e o serviço gratuito de recolha destes resíduos disponibilizado pela Autarquia.

 

De destacar que, especificamente neste tipo de resíduos e devido ao trabalho de seleção efetuado, foi possível registar uma diminuição de monos/monstros depositados em aterro de cerca de 64 toneladas quando comparado com o ano de 2021 (2021:86 toneladas | 2022: 22 toneladas – diminuição na ordem dos 74%).

 

Do Ecocentro foram encaminhados, também, para reciclagem 5469 Kg de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).

 

Com um potencial médio de reciclagem de mais de 80%, os REEE representam uma fonte extraordinária de recursos, contendo não apenas plásticos e metais ferrosos, mas, também, outro tipo de metais.

 

Registou-se, ainda, o depósito e encaminhamento de 20230kg de madeira, que foram encaminhados para transformação em aglomerado.

 

Já relativamente aos resíduos de construção e demolição, foram encaminhados 16180kg.

 

Foram ainda encaminhados 10640kg de têxteis, plástico, metal, papel, cartão e “monstros metálicos”.

 

No Ecocentro, para além dos resíduos já referidos, poderá ser depositado vidro, resíduos metálicos (vulgo sucatas), resíduos verdes, entulhos, pilhas/baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, óleos alimentares usados e óleos minerais.

 

O Ecocentro Municipal da Lousã, um importante equipamento ambiental, que funciona de terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 19h e aos sábados das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

 

Este equipamento foi cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo de Coesão, enquadrado no Eixo III - Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos,

Fonte:

https://cm-lousa.pt/ecocentro-municipal-da-lousa-ja-recebeu-setenta-toneladas-residuos/

 

 

Nota de Atualização

publicada a 21 de novembro de 2022

Ecocentro Municipal da Lousã já encaminhou mais de 210 toneladas de resíduos

EQUIPAMENTO ADOTARÁ O HORÁRIO DE INVERNO A PARTIR DE 22 DE NOVEMBRO

A partir de dia 22 de novembro e durante o inverno, o Ecocentro Municipal da Lousã, funcionará de terça a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h às 18h e aos sábados das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.


Fonte:

https://cm-lousa.pt/ecocentro-municipal-da-lousa-ja-encaminhou-210-toneladas-residuos/

 ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!