16 de novembro de 2022

Dia da Floresta Autóctone

 


O Dia da Floresta Autóctone celebra-se a 23 de Novembro e foi criado para assinalar a importância das espécies que integram o património florestal natural.

 

Cerca de 38% de Portugal continental é constituído por área florestal, representando uma mais-valia efectiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), protecção do solo e manutenção do regime hídrico.

 

De acordo com o 6º Inventário Florestal Nacional (IFN6), em Portugal, a alfarrobeira (Ceratonia síliqua), o amieiro (Alnus glutinosa), o bidoeiro (Betula spp.), o carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o carvalho-português (Quercus faginea), o carvalho-roble (Quercus robur), o castanheiro (Castanea sativa), a faia (Fagus sylvatica), o medronheiro (Arbutus unedo), o pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris) e o salgueiro (Salix spp.) representam 72% da floresta.

 

O pinheiro-bravo (Pinus pinaster), sobreiro (Quercus suber), azinheira (Quercus rotundofila) e pinheiro-manso (Pinus pinea) representam 61% da área florestal total em Portugal continental, ainda segundo dados do IFN6.

 

A participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas.

 

De destacar as iniciativas de diversas Autarquias Locais na distribuição gratuita aos seus Munícipes de Espécies Autóctones, para plantação.


Link:

https://www.agroportal.pt/vila-nova-de-poiares-volta-a-disponibliizar-arvores-autoctones-para-os-municipes/

 

Outras Fontes/Links:

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/dia-da-floresta-autoctone-23-de-novembro-eu-sou-autoctone

https://www.agroportal.pt/dia-da-floresta-autoctone-23-de-novembro-coimbra-2/

https://www.florestacomum.org/wp-content/uploads/2014/11/Brochura-Floresta-Aut%C3%B3ctone-vf.compressed.pdf

https://www.arvoresearbustosdeportugal.com/

 ΦΦΦ