15 de fevereiro de 2023

ainda sobre os cortes rasos na Serra da Lousã...

 

Ainda a propósito e na sequência da mensagem aqui divulgada em 2 de janeiro sobre este tema, deixamos mais algumas considerações que se nos afiguram pertinentes.

https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/2023/01/ano-novo-ainda-os-cortes-rasos-de.html


A exploração madeireira com objetivos sanitários assegura o futuro das florestas?

Muitos silvicultores afirmam que a exploração madeireira sanitária é fundamental para assegurar os futuros recursos económicos das florestas. Em muitas áreas protegidas, a exploração madeireira sanitária é usada como uma forma de gestão intermédia para prevenir ou impedir infestações que se espalham para outras árvores próximas. No artigo anterior desta série, focámo-nos no impacto da exploração sanitária na biodiversidade. A questão deste artigo é saber se as práticas sanitárias de exploração madeireira, tal como hoje implementadas, são a forma de assegurar adequadamente o futuro das florestas.


Conflitos ideológicos

Para as comunidades locais, a exploração madeireira proporciona prosperidade económica. Muitas famílias têm laços muito estreitos com a indústria florestal, muitas vezes gerações após gerações obtêm o seu rendimento da silvicultura. E mesmo que a investigação científica prove claramente que a eficiência termodinâmica de uma floresta, o que significa que a resiliência contra as alterações climáticas depende da variedade de idades, espécies e estrutura, e que a exploração madeireira tem um efeito negativo na biodiversidade, muitos silvicultores não se manifestam a favor da introdução de práticas florestais mais sustentáveis. A que se deve isso?


Ambientalistas e silvicultores procuram frequentemente o mesmo objetivo: ter uma floresta saudável, rica em biodiversidade e resiliente contra as alterações climáticas. O conflito reside, portanto, num nível mais ideológico. As leis ambientais da UE e a consciência ecológica emergente dividem as pessoas a quem acredita que a natureza deve assumir o controlo da sua regulação, e o grupo que acredita que a natureza simplesmente não pode sobreviver sem a gestão humana. Neste sentido, apesar da evidência em contrário, os silvicultores muitas vezes sentem que é necessário intervir quando há um surto, para salvar a floresta e, portanto, a sua fonte de rendimento. Os ambientalistas estão nestas situações muitas vezes retratados como os maus da fita, os chamados "eco-terroristas", que se opõem ao uso de uma moto-serra independentemente do contexto. A situação é, portanto, bastante simplificada, faltando meio termo: os ambientalistas recebem os seus salários para fazer campanha por processos naturais, os silvicultores recebem os seus salários para gerir as suas áreas de serviços florestais.


As más práticas no abate de árvores prejudicam as florestas

Os cortes rasos feitos de forma errada, mesmo que feitos por razões sanitárias podem danificar a vida selvagem, a qualidade da água e, em geral, a beleza cénica de uma área. Florestas sustentáveis e escolhas inteligentes provêm do conhecimento recolhido por ambientalistas e silvicultores. A realidade é que as leis e regulamentos ambientais não causarão impactos económicos adversos e os ambientalistas não são inimigos. Estas leis ambientais são essenciais para especificar ações como o cumprimento dos requisitos de zonagem ou o respeito das áreas de corte restrito, por exemplo, nos períodos de nidificação ou de acoplamento de veados vermelhos. As florestas são ecossistemas vulneráveis e os padrões climáticos extremos mudam precisa de uma gestão florestal integrada claramente definida, na qual todos os especialistas têm a sua palavra.


Rumo a uma silvicultura sustentável

Com o turismo natural a ganhar uma rápida popularidade em áreas protegidas, os turistas podem contribuir para uma maior extensão da economia local anualmente do que os poucos locais que trabalham na silvicultura. Tendo uma abordagem de gestão coordenada, os parques nacionais podem ser um local para processos naturais e diversidade biológica, servir como recreação para locais e turistas e, ao mesmo tempo, contemplar áreas que assegurem madeira para os locais. Vamos encontrar um ciclo equilibrado entre a função de produção da floresta e a sua população selvagem.


Fontes/Links:

https://wilderness-society.org/does-sanitary-logging-secure-the-future-of-forests/

ΦΦΦ

14 de fevereiro de 2023

iniciativas...


Primeiras árvores do projeto Floresta da Serra do Açor completam dois anos 



As primeiras árvores do projeto de reflorestação Floresta da Serra do Açor chegaram às encostas da Serra do Açor, em Arganil, há precisamente dois anos. Desde essa altura, foram plantadas 600 mil espécies resistentes ao fogo e foram alvo de diferentes intervenções 750 hectares de terrenos comunitários ardidos no incêndio de outubro de 2017. Este projeto a 40 anos prevê a plantação de mais de 1 milhão e 800 mil árvores em 2.500 hectares de área comunitária, sendo que os trabalhos de arborização propriamente ditos decorrem até 2026.

 

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinalou a data com uma visita aos locais de intervenção, nos terrenos baldios de Cepos e Casal Novo, na União das Freguesias de Cepos e Teixeira, e de Celavisa, onde decorrem as ações de povoamento mistos de pinheiro-bravo e sobreiro e de pinheiro-bravo e carvalho-alvarinho. Estes trabalhos de plantação foram precedidos de controlo de vegetação espontânea, aproveitamento e beneficiação da regeneração natural de medronheiro, desramação e regeneração natural de pinheiro-bravo, bem como de beneficiação das linhas de água e controlo das espécies invasoras lenhosas (acácias).

 

Para o autarca de Arganil, é “um verdadeiro privilégio” assistir ao crescimento de um projeto com a expressão e o propósito do Floresta Serra do Açor. “É o maior e mais emblemático plano de intervenção florestal a acontecer no país, que surge com a missão de evitar que o devastador incêndio de outubro de 2017 se repita”. Luís Paulo Costa está convicto de que se trata de “um sério e inspirador investimento a longo prazo no futuro das gerações que se seguirão”.

 

Este projeto transformador da paisagem florestal está a ser concretizado graças ao financiamento de 5 milhões de euros do Grupo Jerónimo Martins, no âmbito do mecenato ambiental, à orientação e acompanhamento técnico da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e ao envolvimento das Assembleias de Compartes, proprietários de terrenos baldios do concelho de Arganil.

 

É um projeto de combate à desflorestação pensado e desenhado a muito longo prazo, num horizonte temporal que se estendo por quatro décadas. Consubstancia um modelo de reintrodução de espécies autóctones, como o carvalho, o sobreiro, o castanheiro e o medronheiro; árvores mais resilientes ao fogo e com grande capacidade de autorregeneração. Trata-se de um projeto que representa uma franca mais-valia para o desenvolvimento do território, para a proteção dos solos e dos recursos hídricos, bem como para a promoção da biodiversidade.

 Publicado em 2023-02-13

 

Fontes/Links:

https://www.noticiasdecoimbra.pt/primeiras-arvores-do-projeto-floresta-da-serra-do-acor-completam-dois-anos/

ΦΦΦ