23 de dezembro de 2022

Mensagem de Boas Festas - Natal 2022


Caros Associados,

Voltamos ao V. contacto para formular os nossos sinceros votos de que tenham umas festas felizes.

Depois de termos completado, no passado dia 6 de outubro e 2022, 1 ano de presença na web, com o lançamento do nosso Blog, continuamos a promover Aldeia do Vaqueirinho com o objetivo de sensibilizar as entidades e agentes locais para a oportunidade de fomentar a recuperação e preservação do seu Património Edificado...



 

Bom Natal e Bom Ano de 2023 para todos!


AMPV - Associação de Moradores e Proprietários do Vaqueirinho

ΦΦΦ  

21 de dezembro de 2022

Solstício de Inverno



 Solstício de Inverno em 2022

 

Quando é o solstício de inverno em 2022?

 

O solstício de inverno é na quarta-feira, 21 de dezembro de 2022. Marca o primeiro dia de inverno astronómico, e a hora exata do solstício será às 21:47 GMT. Isto difere do inverno meteorológico, que começa sempre a 1 de dezembro, todos os anos.

 

Há dois solstícios todos os anos, um em dezembro e outro em junho.

 

O que é o solstício de inverno?

O solstício de inverno é quando o Sol atinge o seu ponto mais baixo no céu, e aqui no hemisfério norte, isso resulta no dia mais curto do ano. Não é algo que se possa ver, como uma chuva de meteoros ou um planeta em oposição, mas sim um evento que ocorre.

 

Durante o solstício de inverno, o hemisfério norte está inclinado mais longe do Sol, fazendo com que atinja o seu ponto mais baixo visualmente no céu. Para nós aqui na Terra, isto significa que leva o mínimo tempo para atravessar o céu, e assim temos o dia mais curto (e a noite mais longa) do ano. Depois do solstício de inverno, os dias começam a ficar mais longos e as noites mais curtas.

 

O que significa a palavra "solstício"?

A palavra "solstício" é o termo científico para este evento astronómico que acontece duas vezes por ano. A palavra solstício é derivada do latim solstitius e é a junção de sol (sol) e sistere (sol parado). Tanto no solstício de dezembro como no solstício de junho, o Sol inverte o seu aparente movimento anual norte-sul e parece estar parado.

 

Como o solstício de dezembro afeta os polos

Os círculos ártico e antártico estão localizados a 66,5 graus norte e 66,5 graus sul, respectivamente. A latitude do círculo ártico é essencialmente a linha, sobre a qual o Sol nunca nasce no solstício de dezembro, resultando em 24 horas de escuridão.

 


À medida que nos aproximamos do polo norte, aproximamo-nos do ponto da Terra que está mais inclinado para longe do Sol. O solstício de inverno é a época mais escura do ano para o polo norte, e durante estes meses de inverno, o Sol não nasce de meados de novembro a finais de janeiro, amortecido por um período de crepúsculo de ambos os lados.

 

Fontes/Links:

https://www.sciencefocus.com/planet-earth/winter-solstice-shortest-day-year/

https://www.calendarr.com/portugal/solsticio-de-inverno/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Solst%C3%ADcio

ΦΦΦ