Politécnico de Coimbra cria Escola da Floresta na Lousã

Politécnico de Coimbra cria Escola da Floresta na Lousã

Link:

https://www.ipc.pt/ipc/artigos/politecnico-de-coimbra-cria-escola-da-floresta-na-lousa/

 

 

Primeira Escola da Floresta arranca em setembro, na Lousã

 


As portas da primeira Escola da Floresta do país abrem em setembro, na Lousã, pela mão do Instituto Politécnico de Coimbra. O novo pólo vai contar com cursos nos domínios da floresta e do fogo que vão enriquecer a oferta formativa a partir do início do próximo ano letivo (2022/23).

 

Com a nova Escola da Floresta na Lousã, o IPC – Instituto Politécnico de Coimbra coloca em ação o plano de descentralizar a formação para abranger um maior número de municípios da região.

 

Da oferta formativa faz parte uma pós-graduação em Análise de Incêndios e 12 cursos para microcredenciação em Formação Autónoma em Análise de Incêndios, previstos no âmbito do Plano Nacional de Qualificação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

 

A responsabilidade científica dos cursos está sob a alçada do IPC, que os leciona em parceria com vários organismos externos e empresas. Ambas as vertentes contam com a participação da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do ISA – Instituto Superior de Agronomia, do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco, da UÁ – Universidade de Aveiro, da ENB – Escola Nacional de Bombeiros, do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, da AGIF – Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, da Polícia Judiciária e do ForestWise – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo.

 

Formação superior também em Operações Florestais

 Em paralelo, estarão disponíveis o Curso Técnico de Ensino Superior em Operações Florestais e a pós-graduação em Inovação em Gestão das Operações Florestais que terão o envolvimento de duas unidades de ensino do IPC: a ESAC – Escola Superior Agrária e o ISEC – Instituto Superior de Engenharia.

 

Curso e pós-graduação contam ainda com o apoio do ICNF (via COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais) e de várias organizações do sector, como a The Navigator Company, a ALTRI, a SONAE-ARAUCO, o CENTRO PINUS, a REN, a e-REDES e a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente.

 

De acordo com um comunicado do IPC, a duração das formações varia entre um semestre e um ano no caso das pós-graduações e dois anos no caso do curso técnico.

 

Com a constituição da Escola da Floresta, a instituição pretende formar profissionais de elevada competência e desempenho, contribuindo para “o aumento de competências que o país precisa”, como afirmou o presidente do IPC, Jorge Conde, na cerimónia pública da assinatura do protocolo de colaboração com a Câmara Municipal da Lousã. Na mesma cerimónia, o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da região de Coimbra (CIMRC), Luís Paulo Costa, refere-se à Escola da Floresta como um “hub para a floresta” e um exemplo de como a ciência aplicada e a academia se podem aproximar ao território, aumentando a sua resiliência perante os incêndios rurais.

 

A criação da Escola da Floresta é a primeira iniciativa do Politécnico de Coimbra na sequência do Programa Impulso, que junta diferentes entidades – câmaras municipais, empresas e instituições do sector social –, neste caso sob coordenação do IPC, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Câmara do Comércio de Indústria do Centro. Para o futuro está também previsto o alargamento das áreas de estudo ao turismo de natureza e de montanha, numa parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra, podendo ser envolvidas outras instituições de ensino.

Data:  11-09-2022

Fonte:

https://florestas.pt/noticias-e-agenda/primeira-escola-da-floresta-arranca-em-setembro-na-lousa/


Atualização 13-06-2023

Arranca o primeiro curso da Escola da Floresta na Lousã.


Arranca o primeiro curso da Escola da Floresta na Lousã.

A sessão de abertura do Curso de Pós-Graduação em Cadastro Predial realiza-se esta terça-feira, 13 de Junho, pelas 11h00, no Museu Etnográfico Louzã Henriques, na Lousã. Esta formação, enquadrada no Projecto Impulsionar as Pessoas e o Território, será realizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Coimbra (ESTGOH-IPC) no âmbito da Escola da Floresta e conta com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra no contexto da criação do Centro de Competências para a Informação Geoespacial na Região Centro.

A sessão contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão e do presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde. Será então feita uma apresentação do curso pelo coordenador, Pedro Pina.

Técnico de Cadastro Predial

O Curso de Pós-Graduação em Cadastro Predial é uma formação que visa dotar os formandos de um conjunto de competências que lhes permita desenvolver, de forma autónoma, a actividade de Técnico de Cadastro Predial, designadamente através da realização dos trabalhos respeitantes à recolha e tratamento dos dados que caracterizam e identificam cada um dos prédios existentes em território nacional e à alteração, actualização ou rectificação dos dados.


Fonte:

https://agriculturaemar.com/arranca-o-primeiro-curso-da-escola-da-floresta-na-lousa-formacao-em-cadastro-predial/

  ΦΦΦ 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!