Caracterização da Serra da Lousã
A Serra da Lousã, entre a Beira Baixa e a Beira Litoral, integra o ramo norte da Cordilheira Central, constituída pelas serras da Estrela, Açor e Lousã, fazendo também parte do Sistema Montejunto-Estrela.
O território abrange os concelhos de Miranda do Corvo, Lousã, Góis e Penela, no distrito de Coimbra, e Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria.
A serra tem uma orientação nordeste/sudoeste e tem 30 quilómetros de comprimento. O seu ponto mais elevado é a 1205 metros de altitude, no local conhecido por Altar de Trevim. Neste local encontra-se um dos sítios mais visitados da serra, o Baloiço do Trevim.
Dados Gerais
Coordenadas: 40° 5′ 23″ N 8° 10′ 46″ O
Altitude máxima: 1205 metros
Localização: Distritos de Coimbra e Leiria, Portugal
Cordilheira: Cordilheira Central e Sistema Montejunto Estrela
A Serra da Lousã é, simultaneamente, imponente e simples, visto que os muitos espaços naturais se encontram pouco antropicamente “agredidos” e ocupados.
Na grande panóplia de espaços são de destacar as aldeias serranas e os diversos percursos pedestres, devidamente assinalados, nos quais se observa uma clara presença de rochas metamórficas.
Em termos estruturais, a bacia da Lousã é um graben definido pelas fracturas Porto-Tomar e Lousã-Góis. Este sistema de falhas inverso estabelece o contacto dos sedimentos da depressão com o Complexo Cristalofílico (a Ocidente) e com o Complexo Xisto-Grauváquico (CXG) (a Oriente) (Trincão et al., 1989).
Fontes/Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Lous%C3%A3
https://knoow.net/ciencterravida/geografia/serra-da-lousa-portugal/
https://cm-lousa.pt/turismo/lousa-convida/serra-da-lousa/
https://cm-mirandadocorvo.pt/menu/121/serra-da-lousa
ΦΦΦ
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!