"Walking & Cycling. Uma Nova Geografia do Turismo”


"Walking & Cycling. Uma Nova Geografia do Turismo”

 

 A obra premiada, da autoria do docente e investigador da FLUC Paulo Carvalho, aborda o turismo sustentável, a partir de percursos pedestres, trilhos, passadiços e ciclovias existentes em Portugal.

 

 

Foi entregue o prémio Joaquim de Carvalho que, na sua décima terceira edição, premeia a obra “Walking & Cycling. Uma Nova Geografia do Turismo”, da autoria de Paulo Manuel de Carvalho Tomás, docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). "Acabou por se tornar consensual, pela sua índole e atualidade", referiu o diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), Alexandre Dias Pereira.

 

"Um livro, para ser um grande livro, não precisa ser muito grande" em tamanho, sublinhou ainda o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão. Ao recordar a importância de Joaquim de Carvalho para a UC e para a IUC, o responsável destacou "o grande interesse" da obra e do prémio para a comunidade.

 

Leia também no Jornal Trevim o artigo publicado na Pág. 9, da Edição n.º 1501, de 26 de janeiro de 2023

 

Paulo Carvalho agraciado por obra pedagógica na área do turismo

 

O investigador Paulo Carvalho, natural da Lousã, venceu a 13ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho, instituído pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), tendo recebido o galardão no dia 23.


Sobre a obra premiada:

 

Trata-se de um manual pedagógico que se debruça sobre um tema moderno e atual e que concilia preocupações com a saúde, turismo, lazer e desenvolvimento local e regional.

 

A obra destina-se prioritariamente a estudantes do ensino superior, mas também a um público mais alargado, como técnicos e gestores de turismo ou mesmo ao público praticante das modalidades (ciclismo, pedestrianismo, BTT) ou em vias de o vir a ser. Trata-se também de uma obra que funciona como uma forma de iniciação para quem queira conhecer melhor os percursos existentes em Portugal, funcionando igualmente como uma chamada de atenção para as potencialidades que modalidades analisadas oferecem em termos de desenvolvimento turístico.

 

Escrita numa linguagem acessível e agradável, nela encontramos a tipologia dos diversos percursos, a listagem dos numerosos passadiços e ciclovias existentes em Portugal à data de 2020, inclusive a sua repartição espacial no continente, o que confere a esta obra uma dimensão pedagógica, didática e informativa bastante abrangente e que permite alargar potencialmente o público leitor.

 




Fontes/Links:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!