A floresta no Concelho da Lousã

 

Pesquisando sobre a Floresta no Concelho da Lousã...


Num historial recente, na linha temporal dos incêndios de 2017, encontramos registos de notícias divulgadas pelo Quinzenário Trevim... 


Proprietários florestais de Serpins apoiam criação de Zona de Intervenção Florestal

Publicado em Janeiro 18, 2018

O pós-incêndio de 15 de outubro é considerado pela Aflopinhal – Associação Florestal do Pinhal, com sede na Lousã, um momento “chave” para a criação em Serpins de uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF), para começar um ordenamento florestal do “zero”. Uma forma de organização que permite uma gestão coletiva dos espaços florestais, bem como a obtenção de mais apoios estatais, que tem obtido resultados em algumas regiões do país.

O desafio em integrar a ZIF foi lançado a vários proprietários florestais com terrenos que integram as áreas ardidas, na freguesia de Serpins, contando já com a adesão de seis interessados. Sexta-feira, dia 19, às 18:00, decorre a primeira reunião, na sede da Junta de Freguesia de Serpins, com o núcleo fundador da ZIF e que também será aberta à comunidade em geral, de forma a angariar mais proprietários para a esta forma de gestão florestal.

Além das técnicas da Aflopinhal, Tânia Antunes e Rita Rodrigues, a reunião conta ainda com um representante do Instituto de Conservação da Natureza (ICNF), entidade que formaliza a criação das ZIF. “O que se pretende é promover a adesão dos proprietários”, especificou Tânia Antunes, consciente das vantagens em integrar esta organização. “O facto de uma pessoa não fazer isoladamente um serviço e termos a capacidade de planear trabalho conjunto, faz com que o preço da operação seja mais reduzido, por exemplo”, refere, acrescentando que há um “acompanhamento técnico permanente”, além de que o membro pode concorrer a fundos comunitários com majoração”.


A ZIF de Serpins, a constituir cobriria uma Área total (ha): 2833,66 e uma área ocupada por espaços florestais: 80,51%, abrangendo o Concelho da Lousã e as freguesias de Serpins, Lousã e Vilarinho.

Depois, pesquisamos à procura de indícios da eventual criação da ZIF em apreço e vamos encontrar o Manual de Procedimentos de apoio à criação de ZIF do ICNF (versão 2012) mais burocracia, normas técnicas e afins, e encontramos a Lista de Zonas de Intervenção Florestal constituídas à data de 31.07.2024.

Nesta Lista não detectamos referências à ZIF de Serpins.

O que encontramos é o Plano de gestão Florestal do Perímetro Forestal das Matas do Sobral, Braçal e Cabeça Gorda 2023-2038 (versão CP)  datado de 2023 (102 Páginas).

Isto é, volvidos 6 anos sobre a data de 2017.


E encontramos também o pdf do ICNF relativo ao Plano de Gestão da ZEC da Serra da Lousã datado de outubro de 2021 (80 Páginas).  


Data: 22-12-2025

(tbc)


Fontes/Links:

https://www.trevim.pt/2018/01/18/proprietarios-florestais-de-serpins-apoiam-criacao-de-zona-de-intervencao-florestal/

Outros Links relacionados:

https://forestis.pt/associacoes-membro/10/aflopinhal-associacao-florestal-do-pinhal

https://cm-lousa.pt/atividades-municipais/protecao-civil-e-florestas/gabinete-tecnico-florestal/

ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!