18 de abril de 2023

DIMS 2023

 


Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Denunciar crimes na Silveira para defender memória e património


As ameaças à Serra da Lousã, especialmente à Silveira, são várias e têm aumentado nos últimos tempos, designadamente ao nível ambiental e patrimonial.


Hoje, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, divulgo uma foto com poucos dias que fala por si e evidencia onde chegou a ganância e a falta de respeito pela memória coletiva, pela propriedade pública e privada, tanto na Silveira de Baixo como na de Cima.


Só que a Silveira de Baixo, essa, está há vários anos integrada na rede turística Aldeias do Xisto, mas descarada e ilegalmente guardada por alguns poderes públicos para um grupelho de intrusos esfaimados, como que a dar razão ao desfecho premonitório do filme “O Fim do Mundo” (1993), de João Mário Grilo, rodado na Serra da Lousã, em que os novos colonizadores, com dinheiro fresco a rodos vêm escorraçar à pedrada o derradeiro habitante de um dos lugares agropastoris!


Os antigos moradores das Silveiras, como de outras povoações vizinhas, não têm podido reinstalar-se – eles ou os seus descendentes – por falta de acessos condignos, luz, água canalizada e, acima de tudo segurança, o que abre caminho à lei do mais forte.


Alertada por silveirenses e outros cidadãos para diversos abusos, incluindo crimes ambientais e redobrados atos de vandalismo pela calada da noite, naquele conjunto de aldeias, representantes da Associação São Lourenço deslocaram-se ao Largo Armando Marques, onde se situa a capela, sede legal da instituição.

E o que viram à chegada?


Num dos carvalhos plantados há 76 anos na fraga, com suor e amor, por Adriano Miguel, falecido em Santos, no Brasil, está pregada a placa da foto, convidando automobilistas e camionistas a transformarem em parque de estacionamento o parque de merendas, em redor da capela, instalado para fruição comunitária.


Este conjunto patrimonial e ecológico, sobretudo a capela de São Lourenço (1947) e uma fonte construída pelo mordomo Armando Marques, o popular Carequinha, e que mereceu investimentos decisivos, ainda que simbólicos, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, está sob ataque.


A São Lourenço – Associação de Naturais e Amigos da Silveira de Cima, Silveira de Baixo, Salgueiro e Pé da Lomba exige aos autores que removam o dístico provocatório afixado com pregos de barrote numa árvores sagrada.


Às autoridades, desde logo à GNR e à Câmara da Lousã, pede-se vigilância apertada e intervenção urgente.


Pela direção da Associação de Naturais e Amigos da Silveira de Cima, Silveira de Baixo, Salgueiro e Pé da Lomba: 


Data:18-04-2023


Por: Casimiro Simões


Fontes/Links

ΦΦΦ 

17 de abril de 2023

(DECIR 2022) (DECIR 2023)

 


Por Green Savers com Lusa 17:30 - 17 Abril 2023

O presidente da Câmara de Manteigas disse hoje esperar que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2023) seja “mais eficiente” que o de 2022, quando as chamas destruíram 95% da área das freguesias rurais do município.


Numa intervenção na sessão pública de apresentação do DECIR 2023, em que participou o ministro da Administração Interna, entre outros membros do Governo, o autarca Flávio Massano deu conta de algumas preocupações que surgiram no seguimento do incêndio que no verão de 2022 atingiu o Parque Natural da Serra da Estrela e particularmente o seu concelho.


Atente-se no que referia o Senhor Ministro em 14-05-2022: 

DECIR 2022 é mais seguro e «de maior confiança»

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano é mais seguro e de maior confiança, disse o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. José Luís Carneiro disse também que o DECIR, agora apresentado, tem mais meios, mais competências e «mais conhecimento científico agregado ao planeamento e à resposta».



Fontes/Links:

https://greensavers.sapo.pt/incendios-autarca-de-manteigas-espera-que-decir-2023-seja-mais-eficiente-que-o-anterior/

ΦΦΦ