Segundo o Diretor-geral das Centrais de Biomassa do Norte,num território marcado pelo abandono rural e pela acumulação de carga combustível, a biomassa surge também como uma forma de dar valor económico a materiais que, de outra forma, poderiam permanecer no solo sem aproveitamento.
“a prevenção deixa de ser um custo burocrático e passa a ser um rendimento para quem está no terreno.
(...)
O princípio é semelhante ao de uma central termoelétrica convencional, mas utilizando biomassa florestal residual em vez de combustíveis fósseis.
(...)
A Centrais de Biomassa do Norte (CBN) incorpora a Central de Biomassa de Viseu e a Central de Biomassa do Fundão, as quais se destinam à produção de energia elétrica renovável.
Por sua vez a pesquisa sobre a Centrais de Biomassa do Norte surge associada a um investimento de uma entidade a Marguerite, alegadamente por volta do ano de 2019.
A Marguerite, por seu lado, apresenta-se como uma investidora pan-europeia em infraestruturas de longa duração, focada em iniciativas de expansão greenfield e brownfield. Focamo-nos na resiliência dos nossos investimentos e no seu benefício para as gerações futuras. As considerações de sustentabilidade estão profundamente integradas no processo de investimento, com uma gestão contínua e proativa dos ativos das questões de sustentabilidade ao longo do nosso ciclo de propriedade. Marguerite utiliza uma filosofia de investimento integrada estruturada para responder às características únicas do investimento greenfield.
Esclarece-se aqui que iniciativas ou estratégias de expansão greenfield e brownfield referem-se a dois caminhos distintos para o crescimento empresarial e a infraestrutura. Enquanto o greenfield constrói do zero em terrenos novos, o brownfield foca-se na expansão e modernização de ativos já existentes.
Por outro lado, outros atores perfilam-se de forma mais inquietante, como é o caso da Pinewells, uma unidade do Grupo Visabeira, que deixa os alentejanos em desassossego com os incêndios sucessivos...
Aqui fica o relato na página Renovar Santiago no Facebook:
Post de 29 de maio de 2026
A fábrica de pellets voltou a arder. Foi ao final da tarde de ontem, uma situação recorrente que coloca em perigo a população e quem lá trabalha.
No verão do ano passado o incêndio que lavrou na fábrica da Pinewells, do grupo Visabeira demorou dez dias a ser extinto. Durante esse período a população sofreu com os fumos e cheiros e viveu com o coração nas mãos.
Durante todo esse tempo nenhuma autoridade – Proteção Civil, Câmara Municipal, Delegação de Saúde, nem a empresa emitiram qualquer informação à população a explicar o que se estava a passar ou a fazer qualquer recomendação sobre cuidados a ter, principalmente com crianças e idosos. Uma falta de consideração e de respeito completa.
Foi preciso que a população se movimentasse, e bem, lançando um abaixo-assinado de preocupação e protesto, foi preciso que o Movimento Juntos pelo Cercal tomasse posição, e bem, para que o acontecimento chegasse às televisões e aos jornais.
Com um desplante completo, para a autoridade de saúde nada a salientar, tudo preocupações sem fundamento. Para o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém (à data) não houve ali problema nenhum, só aproveitamento eleitoral.
E agora, vão pronunciar-se? empresa, autoridade de saúde e autarquias devem explicações à população, em especial o presidente da Junta de Freguesia, que é simultaneamente ligado à empresa e membro da Comissão Municipal de Proteção Civil. Há muitas perguntas que continuam por responder.
A Pinewells tem um longo cadastro. Há anos, foi preciso a população insurgir-se para que a fábrica deixasse de emitir partículas de serradura que cobria casas e ruas. Há cinco anos já tinha havido um incêndio e há menos de um ano um acidente provocou dois feridos, um com queimaduras muito graves.
Este é um tipo de indústria que se apresenta como tendo uma produção limpa, mas nem é certo que as pellets o sejam nem as suas condições de laboração são seguras, ameaçando a saúde e a vida dos trabalhadores e das populações.
É de outo tipo de atividades económicas amigas do ambiente e que promovam verdadeiro desenvolvimento que o Cercal precisa.
---
Seguidamente, consultamos os diversos links relacionados com a matéria...
Data: 1-06-2026
Fontes/Links:
https://www.facebook.com/share/v/1CAoTkP8AQ/
https://eco.sapo.pt/2026/06/01/um-dia-numa-central-de-biomassa/
https://www.marguerite.com/investments/centrais-de-biomassa-do-norte-portugal/
https://www.marguerite.com/who-we-are/
Outros Links relacionados:
https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/p/lobby-da-biomassa-faz-afirmacoes-falsas.html
https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/p/industria-de-pellets-esta-levar.html
https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/p/biomassa-florestal-residual-e-queima.html
https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/p/queimar-floresta-para-produzir-energia.html
ΦΦΦ


Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!