Plantas resistentes ao fogo

 

O que são plantas resistentes ao fogo?

 


Monica Sanchez | | Atualizado em 24/12/2020

 

Embora seja surpreendente para nós, existem plantas que conseguem reviver depois de serem vítimas de um incêndio, e há ainda outras que só podem germinar se as suas sementes forem expostas a temperaturas muito altas. Elas são chamados plantas pirofílicas ou pirofíticas.

 

Você gostaria de saber o que são plantas resistentes ao fogo? Queremos que saiba tudo sobre jardinagem, mas também sobre o mundo das plantas, por isso vamos apresentar-lhe este tipo curioso de plantas.

 

Índice

 

1 O que são plantas pirofílicas?

2 O que são plantas resistentes ao fogo?

2.1 Espécies que sobrevivem a incêndios

2.1.1 Araucária auracana

2.1.2 Araucaria angustifolia

2.1.3 Butia Yatay

2.2 Plantas que brotam de sua base

2.2.1 esteva

2.2.2 Eucalipto

2.2.3 Nothofagus Antarctica

2.3 Frutas e / ou sementes resistentes ao fogo

2.3.1 pinho

2.3.2 protea

2.3.3 Salvia rosmarinus (anteriormente Rosmarinus officinalis)

2.4 Plantas que lucram com incêndios

2.4.1 aristida estrita

2.4.2 Epilobium angustifolium

2.4.3 tremuloides Populus

 

 

O que são plantas pirofílicas?

 

São plantas que evoluíram para se adaptar a um habitat onde os incêndios naturais são comuns, como nas florestas de eucalipto da Austrália ou em algumas partes do continente africano.

 

Quando o resto dos seres vegetais sucumbem ao fogo, pirófitas aproveitam as cinzas para se alimentar e crescer. Algumas, de fato, precisam ser expostas a temperaturas muito altas para germinar, como é o caso das proteas.

 

São as que são usadas para reflorestar, seja uma floresta, uma selva ou mesmo um jardim. É comum que árvores resistentes ao fogo sejam plantadas em linha, contornando toda uma área; Desta forma, é possível criar uma barreira de fogo, protegendo aquelas plantas que não a suportam, e claro também tudo o que existe, como casas por exemplo.

 

O que são plantas resistentes ao fogo?

 

As plantas pirofílicas são classificadas de acordo com seu grau de adaptabilidade e os danos que sofrem durante um incêndio. Por isso, vamos contar a vocês algumas espécies de cada grupo:

 

Espécies que sobrevivem a incêndios

 

Essas plantas são aquelas que costumam ter casca espessa, botões apicais em ramos protegidos, órgãos subterrâneos como bulbos, rizomas ou tubérculos e / ou uma camada muito espessa de suber, que é um tecido morto que protege o interior da planta, tronco. Se o fogo progride rápido, mas a temperatura permanece baixa, eles sofrerão danos, mas sobreviverão graças às suas adaptações.

 

Essas plantas são aquelas que costumam ter casca espessa, botões apicais em ramos protegidos, órgãos subterrâneos como bulbos, rizomas ou tubérculos e / ou uma camada muito espessa de suber, que é um tecido morto que protege o interior da planta, tronco. Se o fogo progride rápido, mas a temperatura permanece baixa, eles sofrerão danos, mas sobreviverão graças às suas adaptações.

 

Araucária auracana



 A Araucária auracana ou pehuén é uma conífera de crescimento muito lento que tem uma casca muito grossa, que protege os preciosos vasos condutores de seiva que estão dentro. Por isso apóia bem o fogo, pois depois de um evento dessa importância fica mais fácil colonizar outras áreas de mata. Pode ter 50 metros de altura e seu tronco engrossa até 3 metros de diâmetro.

 

Link:

https://www.jardineriaon.com/pt/arauc%C3%A1ria-araucana.html

 

 

A Araucária auracana é uma das coníferas mais curiosas e belas que existem. Tem um tronco muito alto, podendo ultrapassar facilmente os trinta metros de altura, mas também a sua esperança de vida é muito longa: cerca de 1000 anos.

 

No entanto, tem uma desvantagem: sua taxa de crescimento é bastante lenta. Seu lema parece ser "devagar, mas com certeza", e certamente não é mau para ela…

 

Araucária angustifolia 


A Araucária angustifolia, conhecida como pinheiro paranaense ou pinheiro candelabro, é uma conífera nativa da América do Sul, onde cresce de forma selvagem no Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Tem uma altura de 10 a 35 metros, e seu tronco mede entre 50 e 120 centímetros de diâmetro. Sua expectativa de vida é de até 200 anos, e tudo graças ao fato de ser resistente ao fogo sem problemas.

 

Link:

http://www.isa.ulisboa.pt/pbta/colecao-botanica/araucaria-angustifolia

 

 

Aceda aqui ao artigo completo

 

Link:

https://www.jardineriaon.com/pt/plantas-resistentes-ao-fogo.html

 ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!