e ainda sobre a água...

 


Portugal pode perder até 40% das massas de água até 2050, diz APA

por: Jornal de Negócios  05-09-2023


O risco foi reconhecido pela APA e pelo Governo. “A disponibilidade de água do país diminuiu cerca de 20% nos últimos 20 anos. A expectativa é que a tendência se agudize”, disse o secretário de Estado do Ambiente.


O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta, alertou esta terça-feira para o risco de, nas próximas décadas, “até 2050, se não for antes”, Portugal poder vir a perder 30 a 40% da disponibilidade física das massas de água do país. Isto tendo em conta uma redução já verificada de 25% da precipitação, face aos valores históricos, a que se soma também uma queda de 26% no escoamento de águas a partir de Espanha.


“Temos de reconhecer a escassez de água que existe em Portugal. Há barragens no nosso país cuja disponibilidade é inferior a 20% há cinco ou mais anos”, disse Nuno Lacasta na abertura da conferência sobre o tema, organizada pela Ordem dos Engenheiros e pela APA.


A situação foi reconhecida também por Hugo Pires, secretário de Estado do Ambiente. “Os anos que virão não serão fáceis para Portugal em matéria de gestão hídrica. A disponibilidade de água do país diminuiu cerca de 20% nos últimos 20 anos. A expectativa é que a tendência se agudize, reforçando a pressão em Portugal mas também em Espanha, impactando os rios, barragens e aquíferos. Estes efeitos estão à vista", disse o governante, que não pôde estar presente no evento, mas deixou uma mensagem gravada.  

[…]


e também...


O CESE considera que o abastecimento de água é um bem público

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) está convicto de que, dada a crise climática e a escassez de recursos hídricos que lhe está associada, cumpre adotar todas as medidas necessárias para reduzir as perdas de água, assegurar uma distribuição equitativa dos recursos hídricos e permitir uma gestão sustentável da água. O fornecimento às pessoas de água potável salubre a preços acessíveis deve ser sempre prioritário no contexto da distribuição e da utilização de água, especialmente em caso de escassez, e deve prevalecer sobre a utilização da água pela indústria, pelo turismo e pela agricultura. O CESE insta a Comissão e os Estados-Membros a aplicarem uma abordagem baseada nos direitos em todas as políticas no domínio da água e a combaterem a pobreza hídrica, conformando-se assim com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Leia na íntegra o Parecer do CESE (link abaixo)

[…]


Data: 6-09-2023


Fontes/Links:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/portugal-pode-perder-ate-40-das-massas-de-agua-ate-2050-diz-apa

http://www.aguadetodos.com/wp-content/uploads/2023/07/EESC-2023-00442-00-00-AS-TRA-PT.pdf


Fontes/Links adicionais:

https://www.agroportal.pt/agua-esse-bem-mais-do-que-precioso-que-e-preciso-assegurar/

ΦΦΦ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!