12 de março de 2025

Movimento Faixas Vivas

 


Na sequência da nossa mensagem divulgada aqui no no Blog em 27 de dezembro de 2024, sobre o Movimento Faixas Vivas, damos aqui nota de mais uma iniciativa deste movimento intitulada:


Chegou a hora de uma carta aberta mais alargada - Em Defesa da Floresta Portuguesa - Movimento Faixas Vivas


Tardou mais do que o esperado, mas chegou finalmente o momento de partilhamos convosco um documento importante em que a equipa do Movimento Faixas Vivas tem vindo a trabalhar nos últimos meses!

Após várias reuniões internas, de conversações com o Movimento de União em Defesa das Árvores - MUDA e associação ACRÉSCIMO, e de continuarem a vir a público declarações preocupantes sobre o futuro da gestão do fogo na paisagem e floresta portuguesa, chegámos à conclusão de que existe toda a urgência de se abrir um diálogo construtivo e mais alargado quanto aos problemas sistémicos que hoje assolam as nossas florestas e que, caso não se consigam agregar vontades e mudar de paradigma, só se irão continuar a agravar...

Nesse sentido, decidimos escrever a presente Carta Aberta "Em Defesa da Floresta Portuguesa - Problemas e Soluções" para mostrar de forma clara e inequívoca como as práticas desajustadas de gestão de incêndios, os cortes indiscriminados de norte a sul do país e a crescente exploração de biomassa, que têm sido promovidas como soluções, estão na verdade a agravar os problemas da paisagem; e que soluções de fundo apontamos para os conseguirmos mesmo resolver.

Em vez de uma gestão sustentável e integrada dos ecossistemas, baseada na valorização dos recursos endógenos, na conservação da biodiversidade e na prevenção de incêndios, estamos a comprometer a capacidade produtiva dos nossos ecossistemas e a resiliência do território como um todo. Inclusivamente, sabendo que os desequilíbrios já se fazem sentir e que a tendência será para o seu agravamento acentuado na próxima década, não restam dúvidas quanto à urgência de se inverter o ciclo de degradação em que encurralámos as nossas florestas e de nos reconciliarmos finalmente com a nossa paisagem e biodiversidade.

Temos de continuar a exigir políticas florestais mais sustentáveis e baseadas na ciência, que respondam às prioridades de mitigação e adaptação às alterações climáticas, e que garantam a preservação da biodiversidade. 

O futuro do nosso país depende da nossa capacidade de manter um diálogo construtivo e das ações que conseguirmos tomar agora.

Por isso, apelamos a todos aqueles que fazem parte do movimento Faixas Vivas a lerem a nossa carta, a deixarem a vossa assinatura, e ajudarem na sua divulgação:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRcJ0oeLbbGYCCCm_EzaG0y_uZnIkvammAQ1NYmHnC6FEGmA/viewform?usp=preview

Após algum tempo de recolha de assinaturas, procederemos então ao balanço dos seus resultados e fá-la-emos chegar aos decisores políticos através dos seus contactos oficiais. 

Só assim vemos alguma possibilidade de criar o envolvimento e impacto coletivo necessários a uma verdadeira mudança estrutural na gestão da floresta em Portugal. 

Unamos-nos todos nesse objetivo, e com certeza lá chegaremos. 

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Ferreira,

Movimento Faixas Vivas


Data: 11-03-2025



Fontes/Links:

https://www.faixas-vivas.pt/

https://www.faixas-vivas.pt/manifesto

https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/2024/12/movimento-faixas-vivas-exige-publicacao.html

ΦΦΦ 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!