19 de julho de 2022

AGASL - Assembleia Geral - 22-07-2022

hoje mesmo, dia 19 de julho, foi divulgada a notícia  de que se irá realizar uma Assembleia Geral da AGASL já daqui a 3 dias!


Reproduzimos aqui os termos da notícia divulgada no website da Câmara Municipal da Lousã: 

Assembleia Geral da Associação Gestora da Área Integrada de Gestão da Paisagem Serra da Lousã- AGASL

publicado a 19 de julho de 2022 

 O Município da Lousã, na qualidade de entidade promotora da constituição da Área Integrada de Gestão da Paisagem  Serra da Lousã que abrange  a área envolvente às Aldeias de Candal, Casal Novo, Catarredor, Chiqueiro, Talasnal e Vaqueirinho, bem como do complexo da   Senhora da Piedade, informa que se irá realizar a primeira Assembleia Geral  da Associação Gestora da AIGP Serra da Lousã – AGASL, no dia 22 de julho de 2022, (sexta-feira), pelas 19h00 no Auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, com a seguinte ordem de Trabalhos:

👉 Informações gerais prestadas pela Entidade Promotora da AIGP Serra da Lousã.

👉 Eleição da Comissão Instaladora e definição do termo mandato.

👉 Apresentação, discussão e aprovação do Plano de Atividades e Orçamento.

👉 Requisitos e procedimento de reconhecimento de Entidade de Gestão Florestal (EGF).

👉 Outros assuntos.

 Para esta Assembleia  Geral, pretende-se mobilizar todos os proprietários  para a gestão comum dos respetivos espaços agroflorestais, podendo ser associados desta Associação, enquanto entidade gestora da AIGP Serra da Lousã , todos os que intervierem na constituição da Associação e aqueles que sejam admitidos como associados na primeira assembleia geral, sendo associados efetivos todas as pessoas singulares ou coletivas que sejam proprietários e/ou produtores florestais e que possuam e/ou detenham, por qualquer título válido, propriedades com aptidão florestal e agroflorestal inseridas na área de intervenção da AIGP Serra da Lousã.

Por conseguinte, os proprietários e demais titulares de direitos reais deverão comprovar a posse de terrenos na Assembleia Geral, mediante apresentação de fotocópia da certidão de teor da descrição predial e respetivas inscrições na Conservatória do Registo Predial da Lousã, acompanhada da caderneta predial atualizada ou certidão de teor da matriz da Repartição de Finanças da Lousã (emitida há menos de seis meses), e/ou escritura de compra e venda, de doação, de escambo ou troca de partilhas, e/ou habilitação de herdeiros, e/ou contrato de arrendamento ou outras formas de comprovação do arrendamento previstas na lei, ou, contrato de comodato ou de cedência gratuita.


Lamentamos que a antecedência desde Aviso Convocatório seja apenas de 3 dias! Esta não será porventura a melhor forma de encetarmos este percurso...


Fontes:

https://cm-lousa.pt/assembleia-geral-da-associacao-gestora-da-area-integrada-gestao-da-paisagem-serra-da-lousa-agasl/

https://www.facebook.com/152164818162658/posts/pfbid036kj8Btxgn1pKbUtMs6dQLJJVVw3dBEJRko7m6vBwsWmp5sHVw17dvmRowSKGhyutl/?d=n

***

Leia mais em

Notícias e Informação de Interesse

3 comentários:

  1. Mais uma questão importante:

    Quem irá traduzir na reunião para proprietários que não falam português? Pelo menos em inglês.
    O encontro é sobre "milhões em euros" do espaço europeu que serão utilizados aqui, entre outras coisas.
    O requisito mínimo para uma reunião tão importante deveria ser um tradutor para proprietários não falantes de português.
    Já se pensou nisto, ou esta reunião é ilegal?
    Isso é algo que precisa de ser verificado, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como proprietário de uma casa, várias ruínas e terrenos em Vaqueirinho (todos registados e tributados - mais de 25 anos) estou espantado:
      1) Espantado (na 1ª reunião de uma NOVA ASSOCIAÇÃO) por ter de apresentar a minha propriedade, o meu registo na repartição de finanças/registos terrestres, etc.
      2.) Surpreendido que só "tenha ouvido" falar deste encontro por acaso (embora cada "residente" de Vaqueirinho e Catarredor saiba como e onde me pode contactar. Não só estou registado em Vaqueirinho há mais de 25 anos, mas também na Lousã há mais de 6 anos).
      3) Surpreendido que, com a IMPORTÂNCIA dos tópicos dados, apenas 3 dias de antecedência seja dada a data de realização da reunião.
      Todos, Luis Capela, Pedro Manuel Diniz Martins (co-fundador da referida associação) e até Luis Antunes (presidente da Camara Lousã) sabem do esforço que a minha família e eu fizemos nos últimos anos para proteger a terra e a água de Vaqueirinho:
      A minha família e eu encomendámos à Câmara Lousã para parar o eterno desperdício de água no poço de Vaqueirinho. Durante anos, a preciosa água que ali se encontrava simplesmente esgotou-se através da torneira de água pública (quebrada). Foi mesmo simplesmente canalizado para várias casas através de mangueiras.
      A minha família e eu impedimos o "abate total" das árvores directamente em redor de Vaqueirinho. Isto só foi possível em cooperação com Ricardo Fernandes (na altura engenheiros da CM-Lousã). Ninguém mais de Vaqueirinho parecia importar-se. Pelo contrário. Até "soarmos o alarme" e o termos impedido. Só depois disso é que outros "agiram em grande" ....
      A tudo isto, há vídeos, fotografias e chamadas pela Internet da minha família e de mim sobre esta questão maléfica. Escritos sobre tudo o que aqui se menciona acima e abaixo para o provar....
      E agora, de repente, há uma associação que retoma tudo isto (especialmente em nome de Vaqueirinho e Catarredor)? Uma associação que supostamente se encarregou de tudo isto?
      Poderia continuar, começando por um bar, o Fim do Mundo, que funcionou durante décadas sem licença (segundo a CM-Lousã) e sem abastecimento próprio de água ou sanitários em Vaqueirinho (e ainda está, debaixo da mesa?). Todos conhecem o proprietário mas é encoberto até pela Camara Lousã? Há também correspondência sobre isto), alugueres que aí tiveram lugar sem licenças e muito mais...
      Estou espantado...e devo apresentar os meus títulos de propriedade a esta associação para ter uma palavra a dizer?
      Estou mais do que surpreendido!!!!

      Eliminar
  2. Eu estava lá. Foi uma reunião interessante da AIGP. Muita informação. Fui muito bem recebido em inglês. Agradeço-vos por isso. Quem teria pensado isso?
    Jürgen Funke, Vaqueirinho, Casa No.1

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário!