As Silveiras (de cima e de baixo) continuam a pontuar na imprensa...
Desta feita, o jornal PÚBLICO faz o destaque com o seguinte cabeçalho:
A introdução à notícia refere:
Ali é a aldeia.” É preciso olhar com atenção para descobrir o que José Serra nos quer mostrar, lançando o braço sobre o arvoredo nas encostas íngremes da serra da Lousã. Submersas, estão as ruínas em pedra da Silveira de Baixo, casas abandonadas há mais de meio século, agora quase engolidas pela vegetação. Mas não é para o passado que José aponta. A aldeia de que fala ainda está por erguer.
Recorde-se a este propósito que, as iniciativas da Silveira Tech para as Silveiras foram objeto de discussão e debate na Assembleia Municipal em setembro de 2023 (Ata AM n.º 12 de 27 de setembro 2023) por ocasião da discussão da moção “Em Defesa da Serra da Lousã – Silveira (S. Lourenço)” apresentada pelo Grupo Municipal PPD/PSD/PP.
Em setembro de 2023, a coligação PSD/CDS-PP apresentou uma moção em Assembleia Municipal em que chamava a atenção para o aparecimento da empresa que estaria a “adquirir uma vasta zona da Serra da Lousã”, concentrada na zona da Silveira, “desconhecendo-se a área total já adquirida”, escrevia o Notícias de Coimbra.
Aprovada a moção, a empresa Silveira Tech avançou com uma providência cautelar para impedir o acesso a documentos do projeto aos membros da Assembleia Municipal. Em setembro de 2024, quase um ano depois, o Tribunal Administrativo de Coimbra julgou como improcedente.
Confrontado pela agência Lusa, o co-fundador da Silveira Tech, Manuel Vilhena, justificava que os documentos que estavam então apenas na posse do município tinham “os segredos do negócio, o investimento, pessoas a contratar, dados pessoais e informações” com que a empresa não se sentia “à vontade para que fossem disponibilizados à Assembleia Municipal”. “Este é um meio pequeno e há muitos interesses imobiliários na mesma zona. Na altura, ainda estávamos a comprar algumas propriedades e não queríamos que saísse para a vila a informação sobre a extensão total do projeto”, dizia. Segundo o responsável, a empresa temia perder “uma boa posição negocial” na compra de terrenos.
Fontes/Links:
Outros Links:
https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/2023/04/dims-2023.html
https://vaqueirinhoampv.blogspot.com/2023/05/e-ainda-sobre-as-silveiras.html
ΦΦΦ
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!